Jogabilidade
Darksiders é um jogo de ação-aventura de um jogador, no qual o jogador controla Guerra, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Numa perspectiva de terceira pessoa, o jogador passa por combates, quebra-cabeças e exploração. O mundo está dividido em localizações separadas, e muitos deles só estão acessíveis depois que Guerra adquire algumas de suas armas e habilidades perdidas.
O centro do mundo, The Scalding Gallow (A Forca Escaldada na tradução literal), funciona como um hub aonde são designadas os objeticos de Guerra, além de conter caminhos para outras localidades. Cada uma delas contém uma série de caminhos lineares e não-lineares, cujo ambos requerem uma série de caminhadas, escaladas e travessias a nado, baseadas em quebra-cabeças que se misturam ao ambiente que impedem o jogador de passar, fazendo-o usar técnicas e habilidades que ele vai ganhando ao longo do jogo. Guerra luta principalmente com anjos e demônios, e tem uma forma única de matar cada um deles, geralmente cortando-os dolorosamente.
Apesar de Guerra, no começo estar limitado à somente usar sua espada, Chaoseater, ele irá obter outras armas conforme for avançando no jogo. Cada arma contém uma série de diferentes ataques combinados que podem ser obtidos ao longo do jogo. Além de combos, o jogador é encorajado a usar movimentos de combate, bloqueios e esquivas, que o ajudam a derrotar inimigos. Armas que podem ser projetadas, como um revólver ou uma lâmina em forma de bumerangue também podem ser usadas em combates e quebra-cabeças. Um número de objetos espalhados pelo ambiente - coisas como carros e postes - também podem ser usados como armas e projéteis.
Em um certo ponto do jogo, Guerra ganha a habilidade de invocar sua montaria, Ruína, um cavalo ardente que o fornece um movimento mais rápido e ataques mais fortes em áreas abertas. Assim como as armas, Guerra também pode usar uma série de ataques baseados em magia, conhecidos como Fúria (Wrath no original), que podem ser ambos ofensivos e defensivos, e pode ser usados com o restante de Fúria adquirida, mostrada na tela em uma barra, embaixo da barra de vitalidade.
Outro ataque especial que Guerra pode fazer é se transformar, temporariamente, em sua Chaos Form, que faz ele ficar maior e mais forte, além de ser resistente a danos. Essa forma é desbloqueada após um ponto no jogo, e pode ser ativada quando o medidor de Caos de Guerra estiver cheio, após derrotar vários inimigos. Quando os inimigos estão pertos de ser derrotados, Guerra pode fazer um movimento de execução, apertando o botão indicado na tela, automaticamente eliminando a ameaça. Guerra eventualmente encontra chefes de fases que são gigantes e geram um grande dano, que requerem um certo método ou arma para ser derrotado, e, em alguns casos, geram eventos onde o jogador tem que apertar um certo botão o mais rápido possível.
Quando derrotados, vários inimigos expelem almas que fornecem diferentes benefícios. Há três tipos de almas no mundo de Darksiders: almas verdes que enchem sua barra de vitalidade, almas amarelas que enchem seu medidor de Fúria, e almas azuis que servem como um tipo de moeda no jogo. Essas almas azuis podem ser gastas na "lojas" do mercadante Vulgrim, para adquirir novos combos, armas, poções e magias. Há também artefatos espalhados pelo mundo que podem ser trocados por almas azuis. Adicionalmente, todas as almas podem ser adquiridas abrindo baús achados pelo mundo. Outros itens também podem ser achados dentro desses baús, como núcleos de Fúria e fragmentos de Vida, que, depois de completar quatro, aumentam sua Fúria e sua vitalidade permanentemenete.
Os elementos do jogo são constantemente descritos como uma combinação de outras duas franquias de jogo. God of War e The Legend of Zelda são usados para comparar o estilo de Darksiders.