Recepção:
Final Fantasy VII teve muitas críticas positivas e sucesso comercial estrondoso, estabeleceu vários registros de vendas. Dentro de três dias de seu lançamento no Japão, o jogo tinha vendido 2,3 milhões de cópias. Esta popularidade inspirou milhares de revendedores na América do Norte para atender a demanda pelo título aos públicos. Na semana de estréia do jogo na América do Norte, vendeu em torno de 330.000 cópias, alcançado 500.000 unidades vendidas em menos de três semanas. A dinâmica construída na abertura do jogo estimulou boas vendas durantes semanas e assim continuando por vários meses; A Sony tinha anunciado que o jogo havia vendido um milhão de cópias no continente até ao início de Dezembro, o analista de negócios Edward Williams de Monness, Crespi, Hardt & Co. fez o seguinte comentário, a "Sony redefiniu o novo estilo dos (RPG) em uma categoria ampliando uma alta audiência com o lançamento de Final Fantasy VII". Final Fantasy VII já vendeu mais de 9,8 milhões de exemplares no mundo inteiro a partir de Dezembro de 2005, tornando-se o título mais vendido da série.
Embora a Square Enix tenha feito o anúncio de que Final Fantasy VII seria produzido para a plataforma da Sony em vez da Nintendo, o jogo continua a manter forte seguidores. Está em segundo colocado no "Top 100 jogos favoritos de todos os tempos" sondagem feita pela revista japonesa Famitsu durante Março de 2006, enquanto os usuários do site GameFAQs escolheram Final Fantasy VII como o "Best Game Ever", em 2004 e em 2005 e segundo colocado em 2009.
Críticas:
O jogo recebeu elogios de vários críticos mundialmente. A GameSpot comentou que "nunca antes se viu tecnologia, jogabilidade, narrativa sendo combinados em um só, e que poderia ser visto em Final Fantasy VII", manifestação especial a favor dos gráficos belíssimos do jogo para a época, áudio e história. A Jay da IGN insistiu que os camponentes gráficos do jogo estavam fora "anos luz , jamais visto em um PlayStation", e considerou o seu sistema de batalha como seu ponto mais forte. O site RPGamer elogiou a trilha sonora do jogo, tanto em variedade como grande volume, afirmando que " Uematsu tinha feito um trabalho excepcionalmente maravilhoso" e "é talvez a sua melhor composição". Em Janeiro de 2005, foi selecionado pela Electronic Gaming Monthly como o sexto na sua lista dos" 10 mais importantes jogos...que ajudaram a redefinir a indústria de jogos desde 1989...". Citando seu "belo corte de cenas e uma profunda, introspectiva narrativa", alegaram que a "que o jogo da Square foi...o primeiro RPG a superar, em vez de copiar, filme com um boa narrativa". No final de 2007,a revista Dengeki PlayStation elogiou Final Fantasy VII como a "melhor história", "melhor RPG", e "melhor jogo global" nos respectivos prêmios das características retrospectiva sobre lançada no PlayStation original. A GamePro disse que é o décimo quarto jogo mais importante e mais inovadoras no mundo dos vídeo games de todos os tempos.
Apesar das críticas positivas, Final Fantasy VII também recebeu algumas críticas negativas. Como da GameSpy é o sétimo classificado, no seu "25 Jogos mais superestimados" lista feita em Setembro de 2003. A PlayStation Magazine (OPM) questionou junto a GameSpot que o jogo tinha uma progressão altamente linear. A OPM considerou a tradução do jogo "um pouco enlameada" e sentiu que as animações de convocar summons eram "entediante". O RPGamer disse que "o jogo está longe de ser perfeito", citando a sua tradução como" embalado em erros ortográficos e outros erros mais obscuros gerando uma parcela de confusão". A GamePro também considerou a tradução do japonês para o Inglês uma fraqueza muito significativa no jogo, e a IGN considerou a opção de usar apenas três personagens em um momento como "a única falha do jogo".