TEXTO PROVA OU EXEGESE BÍBLICA? O segundo era "perigoso" na IASD, um tempo atrás..
O Senhor abriu meus olhos quando, na licença da Índia, me matriculei no Seminário em Berrien Springs para estudos de pós-graduação. Durante a busca de um mestrado em teologia sistemática, fiz cursos de exegeses bíblicas - um curso sobre I coríntios e outro sobre o livro de Hebreus. Nestes cursos, não passamos "voando" rapidamente em torno das Escrituras; permanecemos com a Bíblia , se dedicando a ela em um estudo cuidadoso, procurando permitir que ela revelasse seu significado original, ouvindo-a em vez de ouvir nossas próprias ideias.
Por um momento, a abordagem, nova para mim, era desconcertante. Passagens que eu pensava entender, quando investigadas à luz do texto grego e de seu contexto, na verdade, significavam algo diferente. Mas logo me tornei entusiasticamente absorto: percebi que, para levar a Bíblia a sério - como eu queria e ensinara -, devo ser fiel a ela.
Infelizmente, nem todos os alunos compartilharam meu apreço. Quase todos eram estudantes ministeriais; vários já eram ordenados. Eles ficaram chateados com o instrutor porque parecia que ele havia retirado o fundamento dos textos que haviam empregado nos sermões e evangelismo do sábado. Eles se enfureceram e se irritaram nas aulas e acabaram reclamando com o presidente da universidade, Dr. Richard Hammill.
Hammill lançou uma investigação. Como parte disso, ele decidiu perguntar a alguns dos alunos. Seu procedimento foi amplamente criticado por aqueles que conheciam, mas acho que Hammill estava procurando [de verdade] informações para exonerar o professor, em vez de [apenas] ser usado [essas informações]contra ele. Um dia, encontrei-me no gabinete do presidente enquanto ele falava do Dr. Sakae Kubo. Que aulas eu tirei do Dr. Kubo? O que ele ensinou? Eu achei as aulas fora de linha?
Embora no começo fiquei surpreso com a entrevista, e também um pouco desconfortável, rapidamente decidi compartilhar minha perspectiva. Eu disse a Hammill que achava que Kubo estava sendo injustamente acusado, que ele simplesmente deixou o texto bíblico revelar seu significado, o que eu apreciei muito, mas que alguns alunos ficaram chateados porque a exegese não estava de acordo com seus preconceitos sobre o significado do texto.
Eu não sei quem mais Hammill chamou para sua investigação, mas eu sei o resultado final: Dr. Sakae Kubo, um dos melhores exegetas bíblicos da igreja, foi removido da sala de aula e colocado no comando da biblioteca do Seminário.
Eu sempre serei grato pelas aulas do Kubo. Eles não apenas abriram meus olhos, fixaram em mim a determinação de serem fiéis ao texto, ouvindo o que ele diz, e deixando as fichas caírem onde poderiam. Mais tarde, ganhei um grau de Bacharel em Divindade (equivalente ao M. Div. Nos EUA) da Universidade de Londres e, em seguida, um Ph.D. da Universidade de Vanderbilt, especializando-se em Estudos Bíblicos. Para minha tese de doutorado, decidi escrever sobre o livro de Hebreus. Em seu coração estava um longo capítulo exegendo Hebreus 9-10, uma passagem crítica para a doutrina adventista do Santuário. Ao ouvir meu trabalho, um colega adventista advertiu: “Hebreus! Esse é um livro perigoso para os adventistas entrarem! ”Outro professor de meus dias de Andrews temia:“ Bill, você ainda será adventista quando terminar em Vanderbilt? ”
Embora apreciei as preocupações expressas, também fiquei intrigado com elas. Se algum livro da Bíblia é problemático para os adventistas, não deveríamos aprofundá-lo em vez de evitá-lo? E como tudo acabou, minha dissertação passou em um tempo surpreendentemente curto. Ele inovou e foi amplamente citado em estudos subseqüentes de Hebreus.
Minha experiência na Vanderbilt foi replicada por muitos outros adventistas. Em todo o mundo o número de adventistas que ganharam Ph.D. ou Th.D. graus nas disciplinas bíblicas - exegese, linguagem, teologia, história, arqueologia - devem ser às centenas. Os eruditos adventistas apresentam trabalhos em sociedades eruditas, publicam artigos em periódicos importantes, contribuem para volumes marcantes de ensaios, etc.
Quão longe chegamos em 170 anos.
Where Are We Headed? Adventism after San Antonio, p.98 e 99. [Pra Onde Estamos Indo? O Adventismo depois de San Atonio (Texas-EUA)].
Dr. William Johnsson
Ex-editor da Revista Adventista (Adventist Review) americana e da Revista Mundial (Adventist World), autor de 25 livros e mais de 1000 artigos, entre eles a Meditação Matinal, 2012, CPB. Ocupou alguns cargos adminsitrativos