Sidney Dutra
ACORDEI HOJE PENSANDO NA COMUNIDADE DA IGREJA ADVENTISTA CHAMADA: "NOVA SEMENTE".
A "Nova Semente" é o que o nome mesmo diz, simples assim: uma nova semente! Não é uma árvore pronta e frondosa. É prá ser uma "Nova semente" na vida das pessoas. É prá ser uma opção de acesso ao evangelho para as pessoas que são rejeitadas e ignoradas pela comunidade cristã organizada que normalmente exige um superhomem ou uma supermulher espiritual.
A "Nova Semente" existe para abrigar pessoas que travam inúmeras batalhas interiores, que se sentem aniquiladas, derrotadas e exauridas, e que se acham indignas de receber o amor de Deus. Essas pessoas podem vir à "Nova Semente" do jeito que são, do jeito que se vestem, do jeito que se alimentam, do jeito que cantam, e do jeito que entendem a existência de um "Deus". Elas vem à "Nova Semente" porque de alguma forma sentiram um desejo, mesmo que tênue, de sentir a aceitação desse "Deus" que imaginam existir.
Não é por acaso que Jesus disse que o Reino de Seu Pai não é uma reserva especial de justos (ou que julgam ser justos) que sabem os segredos do Estado da Salvação. Na visão de Jesus, a Igreja não é um museu para santos, mas um hospital para pecadores. Para alguns é difícil entender que Jesus veio para os pecadores, pregam muito sobre isso, mas não entendem.
A "Nova Semente" existe para plantar uma "semente" e tentar mostrar a Jesus para os superastros, prostitutas, viciados, corruptos, executivos, os sem-teto, enfim, todos aqueles que se sentem como os cobradores de impostos que tinham má fama e Jesus foi jantar com eles. Claro que Jesus foi criticado por fazer isso, afinal, assim o evangelho fica bom demais para ser verdade.
Nossa tendência é pensar que a salvação pertence aos decentes e piedosos, àqueles que sabem como se vestir, comer e cantar, e que julgam àqueles que não o sabem! Jesus sentava-Se à mesa com qualquer um que quisesse estar presente, inclusive os que eram banidos pelo "status quo" religioso da época. Compartilhando a refeição com Jesus, eles recebiam CONSIDERAÇÃO em vez de CONDENAÇÃO.
A mensagem principal da "Nova Semente" é: você é aceito. Você é aceito por algo maior do que você é, um nome do qual você ainda não conhece... mas vai conhecer, sentir e desejar intensamente uma amizade com Ele. Isso exige um bom senso, oração e discernimento equilibrado. Se você crescer neste desejo, automaticamente vai mudar sua vida, seus gostos, sua forma de ser, vestir, comer e cantar. Portanto amigos, sobre essa celeuma da apresentação que o superastro Mauricio Manieri fez na comunidade "Nova Semente", é um fato menor diante do objetivo maior, além do que, está absolutamente claro que a programação na "Nova Semente" não é isso, mas é papel sim da "Nova Semente" mostrar que o Reino de Deus não é um condomínio fechado elegante e com regras esnobes a respeito de quem pode ou não pode viver ali dentro. Oro pelo seu ministério, Pr. Kleber Gonçalves . Valeu levantar esse ponto, Pr. Daniel D. Salles