O cortisol é um hormônio do stress que realiza numerosas funções no corpo, ele está envolvido em ações anti-inflamatórias, no metabolismo da glicose e nas respostas imunes. No entanto, a superprodução de cortisol pode ter consequências para a saúde como cicatrização lenta, perturbação do sono e desequilíbrios no açúcar presente no sangue. Incorporando certos alimentos na sua dieta pode ajudar a níveis mais baixos de cortisol.
O chocolate escuro pode melhorar os níveis de cortisol. Serge Rezxi liderou uma equipe de pesquisadores que examinaram o impacto do consumo de chocolate escuro e stress no metabolismo energético em pacientes com traços de ansiedade. Os sujeitos foram designados para receber 40 g de chocolate escuro, durante duas semanas. No final do estudo, observou-se que o consumo de chocolate escuro diminuiu os níveis de cortisol, como relatado na edição de Dezembro de 2009 do "Journal of Proteome Research".
O ácido docosa-hexaenóico omega-3, também conhecido como DHA, podem diminuir a libertação de cortisol. Pesquisadores da Universidade de Medicina e farmacêutica de Toyama no Japão investigou a relação entre o consumo de DHA e os níveis de cortisol. Durante o estudo de 9 semanas, os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente para receber um placebo ou DHA contendo óleo vegetal misturado. No início e no final do estudo, os hormónios cortisol e noradrenalina foram medidos. Os cientistas descobriram que o grupo DHA tinha baixado os níveis de hormónios do stress em comparação com o grupo placebo, de acordo com a edição de outubro de 1999 do "Journal of Nutritional Science e Vitaminology". Alimentos ricos em DHA incluem ovos, nozes, salmão, atum e arenque.
Outros Alimentos ricos em vitamina C já testados como pimentão, brócolos, melancia e frutas cítricas pode ajudar a níveis mais baixos de cortisol. Dr. Samuel P. Campbell e seus colegas da Universidade de Alabama em Huntsville descobriu que ratos que receberam 200 mg de vitamina C experimentaram reduções nos níveis de cortisol, quando comparado com o grupo controle sob stress. A vitamina C melhora a função imunológica, o que ajuda a combater o stress, de acordo com o site "Science Daily".
O cortisol como hormônio sinônimo de stress e crescimento da barriga
Dicas: com o aumento do surgimento de pílulas dirigidas a aliviar a gordura da barriga, e simultaneamente combatendo o hormônio que é libertado após a experiência de uma situação estressante (que geralmente desencadeia desejos por alimentos gordos, doces), dietistas estão tornando-se mais e mais conscientes de quanto o stress pode afetar o sucesso da perda de peso.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online :
Mais de 1000 cursos online com certificado