Formigamento nas mãos
Você acorda com a mão formigando no meio da noite?
Tem a sensação de dormência na ponta dos dedos?
Sente uma dor que sobe pelo braço?
Chega a deixar os objetos caírem da sua mão?
Se respondeu afirmativo a qualquer das questões acima, você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo.
É causada pela compressão de um nervo na região do punho.
INCIDÊNCIA
Estima-se que, a incidência na população em geral varia entre 3-10%, sendo mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Porém, com a disseminação do uso dos computadores passou a ser encontrado em adultos jovens de ambos os sexos.
EXPLICAÇÃO ANATÔMICA
Na região do punho (chamada também de carpo) existe um verdadeiro túnel por onde passam do antebraço para a mão, o nervo Mediano junto com nove tendões. O assoalho deste túnel é formado por pequenos ossos e o teto consiste em um tecido fibroso.
O nervo Mediano controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão (exceto do dedo mínimo) e também manda impulsos para os músculos que mexem o polegar.
CAUSAS
A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre quando o nervo Mediano é comprimido dentro do túnel, e isto pode ocorrer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam no seu interior.
Quando ficamos muito tempo com o punho dobrado diminuímos o espaço para o nervo, como, por exemplo em situações tais como: ler o jornal, dirigir e dormir com o punho fletido.
FATORES ASSOCIADOS
• Menopausa (em razão de alterações hormonais)
• Gravidez (retenção de líquido nos tendões)
• Ovário policístico / Endometriose
• Má postura
• Diabetes
• Artrose
• Artrite Reumatóide
• Hipotireoidismo.
• Pós-fratura do punho
• movimentos repetitivos / uso do computador
SINTOMAS
O paciente pode sentir dor, sensação de formigamento, choque, peso ou cansaço do antebraço falta de sensibilidade nos dedos inervados pelo nervo Mediano e em casos mais graves, atrofia da musculatura, acarretando fraqueza e queda dos objetos da mão. Em cerca de 50% dos casos pode acometer os dois lados.
O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar lesão permanente do nervo e conseqüente anestesia e atrofia da mão, fato que pode tornar a pessoa acometida dependente dos outros.
É necessária uma avaliação médica para descartar outros problemas que podem simular estes sintomas,
Assim como a compressão do nervo em outros locais desde a sua saída do pescoço (hérnia de disco), e na passagem pelo ombro e cotovelo.
TRATAMENTO
O tratamento varia desde o uso de medicamentos à imobilização temporária do punho com talas, associado à fisioterapia para correção postural e alongamento muscular.
Em casos resistentes é necessário tratamento cirúrgico para evitar a progressão da doença.
A cirurgia consiste em “abrir” o teto do túnel, libertando o nervo comprimido. Isto pode ser realizado através de uma mini-incisão na palma da mão.
O paciente recebe uma sedação (dorme e não vê ou sente nada) e a cirurgia é feita com anestesia local ao nível do punho.
Algumas horas depois o paciente retorna para casa com uma tala imobilizando o punho, utilizando tipóia para evitar o inchaço da mão e movimentando os dedos.
A sensação de formigamento já costuma desaparecer no pós-operatório imediato.