ratamento para fobias e medos
O tratamento mais frequente para fobias é um tipo de terapia comportamental cognitiva chamada terapia de exposição. Este tratamento é bastante eficaz. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, cerca de 75% das pessoas ultrapassam as suas fobias com este tipo de terapia. Na terapia de exposição, o individuo é exposto, num ambiente seguro e controlado, ao seu objecto ou situação provocadora de medo. Isto é feito de forma gradual. Combinada com técnicas de relaxamento, esta terapia é muito eficaz e proporciona ao individuo um sentimento de controlo. Algumas fobias, como a fobia de aviões ou de conduzir, são tão comuns que existem profissionais especializados no seu tratamento. O número de tratamentos dependerá da intensidade da fobia, mas o tratamento é quase sempre de pouca duração.
Dicas de auto-ajuda para ultrapassar fobias e medos
Para além de ajuda profissional, existem algumas estratégias podem ajudar a ultrapassar as fobias. Aprenda acerca destas patologias. Perceber a sua fobia é o primeiro passo para a ultrapassar. É importante que reconheça que as fobias são comuns e não fazem de si um louco. Também ajuda saber que as fobias são facilmente tratadas. Mude os seus pensamentos negativos.
O que necessita saber acerca de medicação para a ansiedade
Quando se trata de ataques de pânico, tratamento profissional e terapia podem fazer uma grande diferença. Mas também existem práticas que podem ser feitas por si mesmo. Aprenda mais acerca do pânico. O simples conhecimento da patologia irá aliviar os seus sintomas. Por isso leia sobre ansiedade, desordem de pânico, etc. Irá compreender que as sensações e sentimentos que tem experienciado são usuais e que não está a ficar louco. Evite fumar e ingerir produtos com cafeína, pois acentuam os ataques de pânico. Tenha também cuidado com medicação que contenha estimulantes, como comprimidos de dieta. Aprenda a controlar a sua respiração. Uma respiração profunda ajuda a aliviar os sintomas do ataque de pânico, assim como a aprender a acalmar-se a si mesmo quando começar a sentir ansiedade. Pratique técnicas de relaxamento. Quando praticadas regularmente, actividades como ioga, meditação, e alongamento e relaxamento dos músculos irão ajudar significativamente na diminuição dos sintomas.
Fobias e medos- sintomas, tratamentos e auto-ajuda
Praticamente todas as pessoas têm um ou dois medos irracionais. Alguns têm medo de ratos, outros de aranhas, alguns têm pavor a alturas. Para a maioria das pessoas, estes medos são menores. Mas, para alguns, estes medos são tão fortes que causam tremenda ansiedade e interferem com o seu dia-a-dia. Quando os medos são irracionais e incontroláveis, são chamados de fobias. Se vive com medo devido a uma fobia, tenha esperança. Pode superar as suas fobias e medos com o tratamento certo e algumas estratégias de auto-ajuda. Não espere para procurar ajuda.