« Anterior 13/12/2015 - 07:13 Próxima »
♔Ƭєαмøρrαsємρrє♔









Homilia do 3º Domingo do Advento (13.12.15)
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista
“Alegrias da Salvação”
Dimensão pascal do Natal

O terceiro domingo do Advento, como o quarto domingo da Quaresma, são domingos da alegria. São as primeiras luzes que anunciam a festividade que se aproxima como rezamos: “Dai-nos chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las com intenso júbilo na solene liturgia” (Oração). A alegria é o primeiro sinal da grande experiência de Deus que fazemos na celebração. O convite à alegria tem sua razão: “O Senhor revogou a sentença que tinha contra nós e está no meio de nós” (Sf 3,15.17). O Mistério Pascal de Cristo penetra todos os momentos da salvação desde a Encarnação até a Glorificação.

Está presente em tudo o que fazemos de bom em todas as celebrações. Havia uma saudação antiga na Espanha que dizia: “Felizes Páscoas de Natal”. Natal e Páscoa se unem pelo fio dourado da alegria: A alegria dos pastores diante do Recém Nascido é a mesma dos discípulos diante do Ressuscitado. Ali está o Salvador que nos dá a Salvação, isto é, a libertação de todo mal e a comunhão com a Vida Divina. Rezamos no cântico de Isaías: “Bebereis com alegria no manancial da salvação” (Is 12,3).

Se não nos voltarmos para o sentido de salvação de cada celebração, perdemos sua finalidade. A celebração não é uma lembrança de um acontecimento que foi muito importante. É uma presença, de modo sacramental, isto é, através de símbolos que explicam e realizam o que explicam. Por isso, a alegria da Vinda do Senhor é justificada pela fé e pelo sacramento. Não há diferença de conteúdo da celebração e do fato acontecido. Só que, na celebração, pela fé, participamos do mistério como salvação. Só ver, não dava a salvação. Pela fé entramos em comunhão com o Mistério celebrado. Por isso podemos nos alegrar e festejar.

Renovação como projeto

O aparecimento de João Batista suscitou a esperança da chegada do Messias. Lucas constata: “O povo estava na expectativa e todos se perguntavam se João não seria o Messias” (Lc 3,15). Já temos o Messias, mas as Palavras de João são um caminho para a constante renovação. Assim podemos nos preparar para bem celebrar o Mistério do Natal.

Com o coração sincero perguntam: “Que devemos fazer?”. O que João responde refere-se aos problemas que se viviam no momento: exagero das riquezas, a corrupção, abuso do poder e a violência. Para tanto sugere a partilha dos bens, a exatidão nos negócios e o respeito ao povo. São as tentações permanentes do povo. João dá testemunho de saber que sua missão era preparar a vinda do Senhor. Celebrando a festa do Natal, recebemos a missão de anunciara salvação que recebemos em Jesus. Ele é nossa alegria e nossa paz.

Sєjαм Bєм-Viηdσs!!!
•─────““:.>ﻺﻍFr@nﻺﻍ<.:““─────•


























Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Apenas favoritos deste FlogVIP podem comentar nesta foto!
/vcmefazfalta
Sobre * vcmefazfalta
Brasília - DF

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

11/05/2020


10/04/2016


10/04/2016


10/04/2016


10/04/2016

« Mais fotos


Feed RSS