O Deus presente que muda qualquer situação”
Padre Luiz Carlos de Oliveira
MIssionário Redentorista
“Palavras de Vida Eterna”
Palavra dura de escutar
A opção por Cristo não um peso, mas uma libertação. É uma escolha que exige deixar os muitos deuses. Josué continua na disposição de servir o Senhor. Ao escolher Jesus, os discípulos são desafiados a um novo modo de vida a partir de Jesus. Isso exige fé e entrega. No ensinamento sobre o Pão da Vida, muitos dos discípulos que O escutaram disseram: “Esta Palavra é dura! Quem pode escutá-la?” O sentido dessa palavra (dabar), em hebraico, significa duro de compreender e de escutar. É dura porque envolve ver e praticar. Era abominável para o judeu beber sangue e comer a carne de alguém.
Em segundo, como aceitar que um homem como nós se põe como Deus? Vemos na prática que os cristãos mantêm a recusa dessas palavras duras e não se aproximam da Eucaristia. Pior, é tomar a Eucaristia sem perceber sua intensidade espiritual e a conseqüência humana. Se eles se escandalizaram com o discurso do Pão da Vida, mais ainda se escandalizarão quando Jesus subir ao Céu. Como um homem pode ir ao Céu glorificado? Jesus responde a esses questionamentos apresentando que o que se refere a Deus, somente se entende a partir do Espírito Santo.
Afirma: “O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada” (Jo 6,63). Somente o Espírito pode fazer-nos compreender que a Eucaristia, pão e vinho consagrados, são o Corpo e Sangue do Senhor Jesus em seu Mistério Pascal de vida, morte e ressurreição. Por isso Jesus ensina: “As palavras que digo são espírito e vida” (63). Ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai (65). Até entre os discípulos mais próximos, os apóstolos, há os que não acreditavam apesar de tudo o que Jesus demonstrara.
Tu és o Santo de Deus
•─────““:.>ﻺﻍFr@nﻺﻍ<.:““─────•