Em 1980, Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço deu origem ao que chamou de construtivismo, postulou em suas teorias que a aprendizagem é induzida pela experiência e que ao longo do processo de desenvolvimento cada ser humano constrói seu conhecimento. Neste processo o que chamamos de erro é um componente importante, os modos de agir e organizar nossas experiências modelam nosso conhecimento. Piaget também defendeu a idéia de que as crianças estão sempre a testar suas teorias sobre o mundo. Por isso são valiosas as respostas que recebem sobre suas ações. Na mesma linha temos também na psicologia o conceito muito interessante chamado de maternagem, conceito que diz respeito aos significados que o adulto dá as experiências das crianças. Quando uma criança está aprendendo a andar e leva um tombo, a primeira coisa que ela faz é olhar para o adulto. É assim que descobre se o que aconteceu com ela foi engraçado, triste ou perigoso. Só então ela chora, ri, fica ali estatelada no chão ou levanta e continua andando. Tal conceito nos motiva a ter especial atenção àquilo que passamos as crianças, pois isto irá influir em sua vida. Se ela, a criança, cai, não é por ser imperfeita ou por ter alguma anomalia em seu corpo, ela cai por ainda não estar firme o suficiente em seu próprio corpo.
Em toda ação errada, a criança precisa saber que errou e compreender por que aquilo é considerado errado, se for simplesmente recriminada, sem receber explicação, ficará sem compreender por que sua teoria e forma de agir são consideradas erradas. Com o tempo ela pode passar a ter medo de tentar, por temer errar. Com toda certeza seus erros diminuem, mas seus acertos também, e ela perderá uma boa parte de sua capacidade de aprender, ficando debilitada em sua autoconfiança. O que acontece com as crianças deve ser estendido a todos nós, com a básica diferença de que não devemos esperar inertes as respostas. Devemos procurá-las!
Sєjαм Bєм-Viηdσs!!!
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