Leia a Biblia
Renovar as forças é dar uma nova razão para viver
Transformemos todo sentimento de grandeza em doação e serviço. Não queiramos reconhecimentos nem títulos; queiramos lavar os pés dos irmãos. Isso é o que nos tornará grandes no Reino dos Céus.
“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20, 28).
A narração do Evangelho começa nos dizendo que a mãe dos filhos de Zebedeu pediu a Jesus um lugar de destaque para seus filhos no Reino dos Céus, para que um deles pudesse se sentar à direita e o outro à esquerda d’Ele.
A ambição daquela mãe é também a ambição do coração daqueles discípulos; eles serviam a Jesus, mas queriam privilégios, reconhecimento e favorecimento. Queriam que Deus realmente lhes concedesse a melhor recompensa por aquilo que faziam.
É óbvio que toda mãe quer o melhor para seu filho, é verdade que toda mãe quer um lugar de destaque para os filhos. Contudo, no Reino de Deus não é assim. No Reino de Deus o sentido não é o destaque, a promoção nem a nossa valorização em detrimento dos outros. Nele a lógica é do serviço e da entrega. Nele a lógica não do estrelato, mas sim do anonimato; não da coroa, mas do lavar os pés.
Por essa razão, quem quer seguir a Jesus deve abrir mão das ambições e das competições. Deus tem um lugar único para cada um de nós no Seu coração; contudo, não podemos querer ser mais do que os outros. Pode ser que nós não contenhamos os impulsos do coração e que o sentimento de grandeza tome conta dos nossos sentimentos, dos nossos afetos e da nossa razão.
O que precisamos é transformar todo sentimento de grandeza em serviço, em doação e entrega para o outro. Quem tem o sentimento de grandeza não queira reconhecimentos nem títulos, queira lavar os pés dos irmãos. Estes é que serão considerados grandes no Reino dos Céus!
Pode ser que muitos que recebam os aplausos e os reconhecimentos humanos não sejam conhecidos nem reconhecidos por Deus. Não basta somente servir o Senhor; é preciso servi-Lo com o coração de servo, entregue a Deus sem querer grandezas nem aplausos humanos!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo