Sem sombras de dúvidas "O Iluminado" é um dos melhores filmes de suspense/terror, acredito que é mais suspense, que eu já assisti.
O drama na vida de Jack Torrance, um sujeito aparentemente condenado a uma vida medíocre de promessas não cumpridas, com uma luta constante contra seu vicio e, principalmente, uma batalha deseperada para não perder sua família. E ainda sendo interpretado pelo seu chara e carismático Jack Nicholson. Quem melhor que ele para fazer o personagem? Muita gente discorda, até o próprio Stephen King: ele teria dito que a presença de Nicholson no filme tinha desviado a atenção do principal personagem da história, o hotel. Mas uma coisa eu concordo, sem Jack Nicholson, “O Iluminado” poderia ser só mais um filme de terror. Isto é, se não fosse um filme do Kubrick com as dobradinhas de Stephen King.
Alguns dos diálogos mais interessantes:
Danny: Mr. Hallorann, você tem medo deste lugar?
Dick Hallorann: Não. Medo – não há nada aqui. É só que, você sabe, alguns lugares são como pessoas. Alguns são iluminados, outros não. (...)
Danny: E o quarto 237?
Hallorann: Quarto 237?
Danny: Você tem medo do quarto 237, não tem?
Hallorann: Não, não tenho.
Danny: Sr. Hallorann, o que tem no quarto 237?
Hallorann: Nada. Não tem nada no quarto 237. Mas você não tem nada que fazer lá, mesmo. Então fique longe. Entendeu? Fique longe.
Jack Torrance: Você foi o zelador daqui, Sr. Grady.
Delbert Grady: Não, senhor. Você é o zelador. Você sempre foi o zelador. Eu sei disso: eu sempre estive aqui.
Delbert Grady (falando a Jack sobre a esposa e filho dele): Talvez eles precisem de uma boa conversa, se você não se importa que eu diga. Talvez um pouco mais. Minhas filhas, senhor, elas não gostaram do Overlook no começo. Uma delas até roubou uma caixa de fósforos, e tentou colocar fogo no hotel. Mas eu as “corrigi”, senhor. E quando a minha mulher tentou me impedir de cumprir o meu dever, eu a “corrigi” também.
Jack: Wendy...
Wendy (com um taco de beisebol): Fique longe!
Jack: Querida. Luz da minha vida. Eu não vou te machucar. Você não me deixou terminar a minha frase. Eu disse que não vou te machucar. Eu só vou esmagar a sua cabeça. Eu vou bater na sua cabeça até esmagá-la.
Danny: Redrum. Redrum. Redrum.
Jack (quebrando a porta do quarto com um machado): Wendy, cheguei!
Jack: Here´s Johnny!
>