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VOCÊ É LETRADO???



 




O

Brasil ainda enfrenta insistentemente o problema do analfabetismo,
 tanto de

crianças que saem da escola e de outros que não tiveram a
oportunidade de se

apropriarem do saber da leitura e escrita.

É fato que o nosso país

possui um número significativo de indivíduos
 que não adquiriram o saber

necessário para atender às exigências
de uma sociedade letrada. De acordo com

informações (MEC/INEP, 2001)
 cerca de 980.000 crianças na 4ª série do ensino

fundamental não sabem ler,
e mais de 1.600 são capazes de ler apenas frases

simples.

Algo extremamente alarmante para o educador. É neste ponto que

entra
a grande questão da intervenção do educador e a inclusão da prática

geradora do letramento. A palavra analfabetismo consta no dicionário
 Aurélio, e

é muito utilizada, mas o seu antônimo, alfabetismo é pouco utilizado.



Analfabetismo é o estado de analfabeto, o que não sabe ler e escrever.

Alfabetismo tem o mesmo sentido que letramento, que significa a qualidade
do

alfabetizado, daquele que aprendeu a ler e a escrever.

Magda Soares fala

em seu livro Letramento que só recentemente precisamos
 da palavra alfabetismo,

pois só agora temos a necessidade de enfrentar essa
 nova realidade social em que

não basta apenas saber ler e escrever,
 é também preciso saber fazer uso do ler e

escrever, saber responder às
exigências de leitura e de escrita que a sociedade

faz continuamente.

A escola tem produzido milhões de analfabetos, pois

além de criar barreiras
para o acesso, após estarem matriculados os alunos

enfrentam as barreias
que os impedem de aprender e de ter sucesso. Sendo assim

geram pessoas
 excluídas de bens materiais e culturais.

As pessoas são

capazes de escrever seu nome, de ler algumas palavras,
 mas não compreendem o que

lêem, não são capazes de fazer uso do
que aprenderam nas instituições de ensino.

Decodificam letras,
 mas não compreendem textos, não fazem uso da escrita.



Paulo Freire afirma que ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar
a

leitura e a escrita como um meio de tomar consciência da realidade
e de

transformá-la. É o meio para a libertação do homem,
podendo promover a mudança

social.

Todos devem ter direito a educação, a ser alfabetizado,
mas a

escola deve principalmente formar alunos leitores
para que tenhamos

verdadeiramente uma democracia.
 O educador deve formar educandos que leiam por
 

prazer, escrevam uma carta para se comunicar,
em fim formar um aluno que saiba

fazer uso das práticas
 sociais da leitura e da escrita.

Isso é formar

um aluno letrado!


O letramento é um fenômeno de cunho social,
e

salienta as características sócio-históricas ao se
adquirir um sistema de

escrita por um grupo social.
 Ele é o resultado da ação de ensinar e de aprender

a ler e escrever, e denota estado ou condição em que
 um indivíduo ou sociedade

obtém como resultado de
ter-se “apoderado” de um sistema de

grafia.


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