O
Brasil ainda enfrenta insistentemente o problema do analfabetismo,
tanto de
crianças que saem da escola e de outros que não tiveram a
crianças que saem da escola e de outros que não tiveram a
oportunidade de se
apropriarem do saber da leitura e escrita.
É fato que o nosso país
possui um número significativo de indivíduos
apropriarem do saber da leitura e escrita.
É fato que o nosso país
possui um número significativo de indivíduos
que não adquiriram o saber
necessário para atender às exigências
necessário para atender às exigências
de uma sociedade letrada. De acordo com
informações (MEC/INEP, 2001)
informações (MEC/INEP, 2001)
cerca de 980.000 crianças na 4ª série do ensino
fundamental não sabem ler,
fundamental não sabem ler,
e mais de 1.600 são capazes de ler apenas frases
simples.
Algo extremamente alarmante para o educador. É neste ponto que
entra
simples.
Algo extremamente alarmante para o educador. É neste ponto que
entra
a grande questão da intervenção do educador e a inclusão da prática
geradora do letramento. A palavra analfabetismo consta no dicionário
Aurélio, e
é muito utilizada, mas o seu antônimo, alfabetismo é pouco utilizado.
Analfabetismo é o estado de analfabeto, o que não sabe ler e escrever.
é muito utilizada, mas o seu antônimo, alfabetismo é pouco utilizado.
Analfabetismo é o estado de analfabeto, o que não sabe ler e escrever.
Alfabetismo tem o mesmo sentido que letramento, que significa a qualidade
do
alfabetizado, daquele que aprendeu a ler e a escrever.
Magda Soares fala
em seu livro Letramento que só recentemente precisamos
alfabetizado, daquele que aprendeu a ler e a escrever.
Magda Soares fala
em seu livro Letramento que só recentemente precisamos
da palavra alfabetismo,
pois só agora temos a necessidade de enfrentar essa
pois só agora temos a necessidade de enfrentar essa
nova realidade social em que
não basta apenas saber ler e escrever,
não basta apenas saber ler e escrever,
é também preciso saber fazer uso do ler e
escrever, saber responder às
escrever, saber responder às
exigências de leitura e de escrita que a sociedade
faz continuamente.
A escola tem produzido milhões de analfabetos, pois
além de criar barreiras
faz continuamente.
A escola tem produzido milhões de analfabetos, pois
além de criar barreiras
para o acesso, após estarem matriculados os alunos
enfrentam as barreias
enfrentam as barreias
que os impedem de aprender e de ter sucesso. Sendo assim
geram pessoas
geram pessoas
excluídas de bens materiais e culturais.
As pessoas são
capazes de escrever seu nome, de ler algumas palavras,
As pessoas são
capazes de escrever seu nome, de ler algumas palavras,
mas não compreendem o que
lêem, não são capazes de fazer uso do
lêem, não são capazes de fazer uso do
que aprenderam nas instituições de ensino.
Decodificam letras,
Decodificam letras,
mas não compreendem textos, não fazem uso da escrita.
Paulo Freire afirma que ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar
Paulo Freire afirma que ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar
a
leitura e a escrita como um meio de tomar consciência da realidade
leitura e a escrita como um meio de tomar consciência da realidade
e de
transformá-la. É o meio para a libertação do homem,
transformá-la. É o meio para a libertação do homem,
podendo promover a mudança
social.
Todos devem ter direito a educação, a ser alfabetizado,
social.
Todos devem ter direito a educação, a ser alfabetizado,
mas a
escola deve principalmente formar alunos leitores
escola deve principalmente formar alunos leitores
para que tenhamos
verdadeiramente uma democracia.
verdadeiramente uma democracia.
O educador deve formar educandos que leiam por
prazer, escrevam uma carta para se comunicar,
em fim formar um aluno que saiba
fazer uso das práticas
fazer uso das práticas
sociais da leitura e da escrita.
Isso é formar
um aluno letrado!
O letramento é um fenômeno de cunho social,
Isso é formar
um aluno letrado!
O letramento é um fenômeno de cunho social,
e
salienta as características sócio-históricas ao se
salienta as características sócio-históricas ao se
adquirir um sistema de
escrita por um grupo social.
escrita por um grupo social.
Ele é o resultado da ação de ensinar e de aprender
a ler e escrever, e denota estado ou condição em que
um indivíduo ou sociedade
obtém como resultado de
obtém como resultado de
ter-se “apoderado” de um sistema de
grafia.
grafia.