A cidade é um importante centro industrial, com sedes de várias empresas como Honda, Yamaha e Kawai Pianos, além de muitas fábricas como as da Sony e Panasonic. Hamamatsu é bem conhecida pelas peças automotivas e instrumentos musicais, entre outras coisas, que se produzem aqui.
Hamamatsu tem sido uma cidade importante desde meados dos anos 1500, quando Ieyasu Tokugawa, um dos shoguns mais importantes para a unificação do país, construiu um castelo aqui. A rua que segue a noroeste do castelo, a Hime-kaido (Rota Princesa), era então uma rota importante de comércio e um lugar popular para as pessoas da corte desfilarem ou passearem.
Apesar de ter a 15ª maior população, Hamamatsu é a segunda maior cidade do país em superfície, devido um processo de anexação ocorrido em 2005, no qual se expandiu engolindo 11 das cidades vizinhas. Como resultado, encontra-se dentro dos limites da cidade uma grande variedade de paisagens: dunas no litoral, montanhas no norte, o rio Tenryuu no leste, os lagos Hamana e Sanaru, até áreas completamente rurais. Existem nas montanhas bairros dos quais leva-se mais de 2 horas para chegar ao centro.