A missão «pede a todos os cristãos que proclamem o Evangelho com a palavra, mas sobre tudo com a coerência de sua vida»… «Só assim sereis testemunhas críveis da esperança cristã e podereis difundi-la a todos».
Uma primeira aproximação do que significa a coerência encontramos no dicionário:
🌹
Conexão, relação ou união de umas coisas com outras». Ao aplicar esta definição à vida cristã nos referimos principalmente a essa conexão, relação ou união que deve existir entre fé e vida, entre aquilo que cremos —o Senhor Jesus e seu Evangelho— e o modo como vivemos no cotidiano.
🌹
Nesta coerência está o segredo da santidade, à qual Deus chama a cada um de nós, em nosso próprio estado de vida. Por isso é tão importante que da fé na mente e no coração passemos à fé na ação.
Coerência entre fé e vida
Um cristão coerente é aquele que sustenta com suas obras o que crê e afirma com palavras.
🌹
Não há diferença entre uma coisa e outra. Descobre-se nele ou nela uma estreita unidade entre a fé que professa com seus lábios, a fé acolhida em sua mente e coração, e sua conduta na vida cotidiana: sua fé passa à ação, mostra-se e evidencia-se por seus atos.
🌹
Assim os princípios tomados do Evangelho orientam sua conduta e seu pensamento cristão, sua piedade e afetos, e se refletem na ação prática.
🌹
Esta coerência a vive não só quando as coisas se lhe apresentam “fáceis”, mas também quando é posto à prova.
🌹
Um cristão incoerente com sua fé e condição de batizado, ao contrário, é aquele cujas obras contradizem abertamente o que sustenta com suas palavras, o que diz crer e o que seu coração anseia no mais profundo de seu ser. É, por exemplo, aquele que diz:
🌹
creio, mas não praticante”, quer dizer, o que chamamos um “agnóstico funcional”, um batizado que —embora às vezes vá à Missa e reze algo de vez em quando— atua do mesmo modo como o faz um homem que não crê em Deus, que não conhece a fé.
🌹
Incoerentes somos também nós, que nos encontramos com o Senhor Jesus e nos esforçamos por levar uma vida cristã séria, quando negamos com nossas obras os ensinamentos do Evangelho, quando não fazemos o que pregamos ou exigimos dos outros. Certamente todos, mais ou menos, temos algo de incoerentes…!
🌹
esta missão cabalmente, devemos ser evangelizadores permanentemente evangelizados, homens que escutem a palavra de Deus, a interiorizem em seu coração e a ponham em prática. Se não for assim, nossas palavras carecerão da força necessária para motivar os demais a acolher o Senhor Jesus em suas vidas.
🌹
Examina tua vida cotidiana buscando identificar que incoerências ainda descobres entre o que pregas e o que vives.
🌹
Depois, faze o firme propósito de remediá-lo e põe alguns meios concretos para conseguir isso.
Boa reflexão!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
"Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
ao vosso Coração Imaculado nos consagramos,
em ato de entrega total ao Senhor.
Por Vós seremos levados a Cristo.
Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.
Caminharemos à luz da fé e faremos tudo
para que o mundo creia que Jesus Cristo
é o Enviado do Pai.
Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até
aos confins do mundo.
Sob a proteção do vosso Coração Imaculado
seremos um só povo com Cristo.
Seremos testemunhas da Sua ressurreição.
Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da
Santíssima Trindade, a Quem adoramos,
louvamos e bendizemos.
Amém."
— CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA