Uma pessoa que não se gosta sempre procura fazer com que os outros gostem dela, para que somente assim ela passe a gostar de si mesma. No entanto, fazendo isso, nós passamos a nos moldar para ser o que o outro espera de nós, e abandonamos a nós mesmos e quem somos em essência.
A autoestima é principalmente aceitar-se pelo que somos, e não fazer de tudo para que os outros gostem de nós. Quem faz tudo para ser amado(a), não se ama, pois se se amasse de verdade, não teria necessidade de buscar tanto o amor alheio.
Amar-se não é gostar do que temos externamente, de nossa beleza, de nossas posses e nem de nosso comportamento, pois um dia a beleza acaba, as posses de vão, o dinheiro se esvai. É necessário nos amar e nos aceitar pelo que somos lá no fundo, mas muitas pessoas não cuidam do que são em sua essência mais profunda.
Portanto, ame-se e aceite-se, e não fique se moldando para que o outro goste de você apenas porque você não se gosta. Aceite-se como você é, assim você não precisará ficar mendigando as migalhas de afeto que outras pessoas te dão.
Psicólogo Hugo Lapa
"Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
ao vosso Coração Imaculado nos consagramos,
em ato de entrega total ao Senhor.
Por Vós seremos levados a Cristo.
Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.
Caminharemos à luz da fé e faremos tudo
para que o mundo creia que Jesus Cristo
é o Enviado do Pai.
Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até
aos confins do mundo.
Sob a proteção do vosso Coração Imaculado
seremos um só povo com Cristo.
Seremos testemunhas da Sua ressurreição.
Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da
Santíssima Trindade, a Quem adoramos,
louvamos e bendizemos.
Amém."
— CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA