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As tendências Pedagógicas e seu Pressupostos
Só aprende aquele que se apropria do aprendido
transformando-o em apreendido, com o que pode por
isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o
aprendido-apreendido a situações existentes concretas.
Paulo Freire (2000)
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Originadas no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos
particulares as tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram
atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores.
Neste sentido, nosso objetivo, neste trecho de nossa viagem, é possibilitar a você professor
em formação e/ou ao que já se encontra atuando, o conhecimento de tais tendências a
fim de construir conscientemente a sua própria trajetória político-pedagógica. Acreditamos
que com esse conhecimento, compreendido como uma valiosa ferramenta, poderá construir
mudanças significativas a fim de transformar o seu fazer e o seu saber, problematizando-os,
aplicando-o no cotidiano, na prática de educador.
Sendo assim, nossa viagem começa pela apresentação das diferentes características de
cada uma das correntes sócio-filosóficas (re-ver aula 02), que fundamentam as tendências
pedagógicas. Buscando conhecer e criticar, de forma consistente, consciente e entendendo o
contexto histórico de cada uma delas. Aqui, consideraremos como tendência pedagógica
as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da
orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história
humana (LUCKESI, 1990, p. 53).

Para efeito didático, vamos dividir em dois blocos as pedagogias de características mais
liberais, que têm relação com o pensamento filosófico liberal e as mais progressistas.
Vamos ver os porquês dos adjetivos de cada pensamento ao longo desse nono trecho
de nossa viagem.
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das
idéias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. Receberam
também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para
os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a
experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os
liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e
dominado. As tendências pedagógicas liberais mais importantes são: Liberal Tradicional e
Tendência Liberal Renovada, vamos ver o que defendem cada uma destas.

*Liberal
Para os Liberais, “o
homem é produto
do meio”; ele e sua
consciência se formam e
suas relações acidentais,
que podem e devem ser
controladas pela educação
a qual deve trabalhar
para a manutenção da
ordem vigente, atuando
diretamente com o
sistema produtivo.
(LÍBANEO, 1989).

1. A tendência liberal tradicional
A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal, fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual porque através deste estaria garantida a ascensão dos burgueses e, conseqüentemente, a manutenção do modelo social e político vigente. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. O papel do professor estava focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma seqüência fixa, baseada na repetição e na memorização. Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), em que os alunos eram considerados como um papel em branco, nos quais era impresso o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. Eram formados para ser sujeitos a-críticos e passivos. Nessa concepção de ensino o processo de avaliação carregava em seu bojo o
caráter de punição, muitas vezes, de redução de notas em função do comportamento do
aluno em sala de aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte em nosso modelo de
educação, ainda hoje, tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, que
vive uma salada de concepções pedagógicas. Sabemos que os professores são fruto da sua
formação escolar, social e política, que esta se reflete na sua prática pedagógica, quando esta
não é pensada/refletida cotidianamente, nesse caso, temos uma ciclo vicioso: formado sem
reflexão –formo alunos sem reflexão, também.

Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias
críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como
primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante
para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado
(conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas.
Dentre todas, a maior crítica advém da ausência de sentido, já que o conhecimento
repassado não possuía/possui relação com a vida dos alunos.
Lançando a âncora para rever o que acabamos de estudar.
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Papel da Escola: Preparar o intelectual;
Papel do aluno: Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer
pelo repasse de informações;
Relação professor-aluno: autoridade e disciplina;
Conhecimento: Dedutivo. São apresentados apenas os resultados, para que
sejam armazenados;
Metodologia: aulas expositivas, comparações, exercícios, lições/
deveres de casa;
Conteúdos: passados como verdades absolutas - separadas das experiências;
Avaliação: centrada no produto do trabalho.
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Nos próximos posteres:
2. A tendência liberal renovada (subtítulo)
3. A tendência liberal tecnicista
4. A tendência progressista libertadora
5. A tendência progressista libertária
6. A tendência progressista crítico social dos
conteúdos ou histórico-crítica


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Estou estudando isto na Faculdade
quem se interessar e quiser me ajudar nos estudos
trazendo mais conhecimento sobre o assunto
e debatendo
ficarei muito grata!

Ass: Lílian

























Mensagem de amizade







Amizade

Quem não precisa de um Amigo,
de alguém para partilhar suas coisas?
Ter amigos e ter a melhor relação
com o mundo, é jamais pensar
que se está só, sem ninguém.
Quem tem Amigos na verdade
possui tesouros, mas devemos
tratá-los com o devido cuidado,
como se fosse uma jóia preciosa
de grande valor que não
encontramos em todo lugar.
A você o meu muito obrigado por tudo.
Quem tem um Amigo nunca está só,
está em boa companhia.
Eu tenho você uma grande pessoa,
uma grande amizade.
Você é a honestidade, a sinceridade e
o carinho que traça o perfil
de uma amizade completa.
Obrigada por sua amizade! beijos

mensagem de Reflexão







Reflexão

Ninguém

Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado.
Ninguém é tão auto-suficiente para nunca ser ajudado.
Ninguém é tão fraco, que nunca tenha vencido.
Ninguém é tão inválido que nunca tenha contribuído.
Ninguém é tão sábio que nunca tenha errado.
Ninguém é tão errado que nunca tenha acertado.
Ninguém é tão corajoso que nunca teve medo.
Ninguém é tão medroso que nunca teve coragem.
Ninguém é tão alguém que nunca precisou de alguém!


Oração do Santo Anjo

Oração

Santo anjo do senhor meu zeloso e guardador
se a ti me confiou a piedade
divina sempre me guarda
me rege me ilumine
Amém!






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