Madonna, Confessions Tour (2006)Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O álbum, de estilo marcadamente eletrônico com influências de house e disco, foi produzido por nomes como os suecos Bloodshy & Avant, Mirwais e principalmente por Stuart Price, além da própria Madonna. O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 na gala dos Prémios MTV Europa em Lisboa. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.
Madonna iniciou uma turnê mundial na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco". A turnê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos, segmentados em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". A turnê veio a ser a de maior sucesso de uma artista feminina, com arrecadação recorde de US$199.754.447,00 e um público de 1.808.957 de pessoas, em apenas 60 espetáculos, tendo sido todos lotados e esgotados.
Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 150 milhões de dólares mais rica em 2005.
Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, que estreou nos cinemas em finais de 2005.
A 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país. A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.
O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007. O DVD inclui o show completo da tournée e um CD com algumas canções em versão ao vivo. O DVD atingiu o primeiro lugar nas paradas de países como Itália, México, China, Rússia, França,Portugal e Brasil.
Em fevereiro de 2007, Madonna foi garota-propaganda da marca sueca de roupas H&M, em uma campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna". Fotografada por Steven Klein, a campanha teve lançamento comercial a partir de março de 2007. A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Além disso, a cantora recebeu um Grammy por "Melhor Álbum Dance/Eletrônico" por Confessions On A Dance Floor.
Em Março de 2007, Madonna foi garota-propaganda milionária de um projeto arquitetônico de luxo na baía de Tóquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake. As fotos da campanha e os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein
Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. Seu download ficou disponível temporáriamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.
No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo. A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo. Madonna surge em 2º lugar devido ao faturamento de 200 milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey, A lista inclui outros nomes da música, casos de Elton John (7º), Jay-Z (9º), Bon Jovi (18º), Celine Dion (20ª), U2 (22º) ou 50 Cent (32º), somente.
Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up. Madonna domina a mídia aparecendo em várias revistas e jornais que não deixam de elogiar a boa forma e o pique da Rainha do Pop.