Confira detalhes da vida e carreira da cantora
Madonna se tornou referência a partir de 1984, ano em que cantou o hit “Like a Virgin” em uma premiação da MTV. Já trabalhou como atriz, lançou tendências na moda, discutiu religião, vendeu milhões de discos, escreveu livros para crianças e até dirigiu um filme.
O começo A cantora demonstrou ter personalidade forte desde criança. Ela perdeu a mãe, Madonna, para um câncer de mama quando tinha 5 anos. O pai, Tony Ciccone, casou-se com a governanta da família, Joan Gustafson. A menina, cujo apelido era Nonni, se recusou a aceitar a madrasta. Apesar da fama de transgressora, Madonna foi uma criança muito inteligente que sempre tirava boas notas na escola.
Em 1978 ganhou uma bolsa para estudar dança na Universidade de Michigan, mas desistiu dois anos depois para viver em Nova York. Para se manter na cidade, limpava casas e morava em verdadeiras espeluncas.
Em 1979, começou a cantar na cena musical nova-iorquina ao lado do então namorado Dan Gilroy. Mais tarde, se juntou a Steve Bray, um ex-namorado de Michigan, para formar a banda de rock Emmy. O grupo conseguiu emplacar algumas faixas dançantes, permitindo que Madonna assinasse sozinha um contrato com a gravadora Sire. Mas foi só em 1982 que Madonna se tornou um nome de destaque na cena de Nova York graças à música “Everybody”. Por conta do single, ela conheceu John "Jellybean" Benitez, um disputado DJ responsável pela produção de “Holiday”. A música levou a cantora a uma apresentação no programa de TV “American Bandstand”, que fez sua carreira deslanchar.
Em 1983, Madonna lançou o primeiro álbum, “Madonna”, que se tornou um sucesso imediato. Além dos hits “Holiday” e “Lucky Star”, o disco trazia a música “Borderline”, que aparece 13 vezes no Top 5, em uma façanha só conseguida por Elvis Presley e os Beatles. O ano que marcou de vez a carreira de Madonna foi 1984, quando ela apresentou “Like a Virgin” em uma premiação da MTV. A cantora saía de um bolo de casamento gigante, vestida de noiva e usando um colar de crucifixo. O acessório logo se tornou sua marca registrada. O segundo disco, que continha a música “Like a Virgin”, se tornou o mais vendido nos Estados Unidos por três semanas. O álbum vendeu, na época, mais de 22 milhões de cópias.
Em 1985 Madonna se casa com o ator Sean Penn e estreia sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, batizada de “The Virgin Tour”. Em outubro de 1992, Madonna causou polêmica ao lançar o livro “Sex” – em que aparecia sem roupa e em poses sensuais ao lado de nomes como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice. As imagens, feitas pelo fotógrafo Steven Meisel, retratavam algumas fantasias eróticas da cantora. No mesmo ano, chegaou ao mercado o disco “Erotica”, com destaque para faixas como “Deeper and Deeper”, “Rain” e a faixa título. No ano seguinte, a turnê “The Girlie Show” passou pelo Brasil e a cantora se apresentou pela primeira vez no país com shows nos estádios do Morumbi, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Em 1998, depois de um hiato de quatro anos, Madonna lança o disco “Ray Of Light”, em que aparece musicalmente mais madura. Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre Estados Unidos e Iraque, lança o álbum “American Life”, que trazia uma mensagem mais política e crítica.
Na turnê "Confessions Tour" (2006), mais lenha na fogueira: a cantora cantou "Live To Tell" pendurada num crucifixo de espelhos, com direito a coroa de espinhos na cabeça. Com o álbum “Hard Candy” e a turnê “Sticky & Sweet”, Madonna voltou ao Brasil para duas apresentações no Rio de Janeiro e três em São Paulo em dezembro de 2008. Durante um ensaio feito por Steven Klein para a revista “W Magazine”, Madonna conheceu o modelo Jesus Luz, que passou a ser apontado como seu novo namorado.
CINEMA
Em 1985, Madonna estrelou o filme “Procura-se Susan Desesperadamente” e agradou em cheio ao público. As roupas e acessórios usados pela cantora se tornaram sucesso instantâneo. Diversas garotas passaram a imitá-la usando leggings esportivas, luvas com laços e camisetas com cintos.
Em 1990, Madonna participou do longa “Dick Tracy” (foto) ao lado de Warren Beatty, com quem viveu um curto romance. A interpretação dela de “Sooner or Later” na trilha sonora do filme, recebeu um Oscar de melhor canção. Em outubro do mesmo ano, a cantora foi eleita a empresária mais esperta do mercado pela revista "Forbes", que destacou o faturamento acumulado de 125 milhões entre 1985 e 1990.
Madonna ao lado da filha mais velha, Lourdes MariaNo mesmo ano, a cantora enfrentou a censura do vídeo da música “Justify My Love” pela MTV por conter referências claras à sodomia, sexo entre mulheres, nudez e outros temas polêmicos. Em 1991, o documentário em preto-e-branco “Na Cama com Madonna” levantou nova polêmica e recebeu restrição máxima ao mostrar momentos íntimos da cantora durante a turnê “Blond Ambition” (1990). No mais famoso deles, ela simula sexo oral com uma garrafa de água.
Em 1992, ela fez nova incursão no cinema, desta vez sem explorar a sensualidade que a tornou conhecida. No filme “Uma Equipe Muito Especial”, Madonna interpreta uma doce jogadora profissional de baseball. Neste mesmo ano, a estrela lança “Sex”, um livro com fotos eróticas dela feitas pelo fotógrafo de moda Steven Meisel. Um ano depois, na onda do livro, ainda lançaria o suspense erótico "Corpo em Evidência" e, mais tarde, "Olhos de Serpente".
Em 1996 Madonna estrelou o musical “Evita”. A interpretação da carismática primeira-dama argentina Eva Perón deu a Madonna o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria musical e o Oscar de melhor canção por “You Must Love Me”. No entanto, em 2002, Madonna experimentou o outro lado da moeda ao receber inúmeras críticas pelo filme “Destino Insólito”, dirigido pelo marido Guy Ritchie.
Beijo polêmico
Britney Spears e Madonna se beijam no "VMA"Em 2003, a cantora subiu ao palco com as estrelas pop Britney Spears e Christina Aguilera para uma performance no "MTV Music Awards" e causou furor ao trocar um beijo na boca com cada uma das garotas.
Britney, que sempre foi fã confessa da cantora, aproveitou para convidá-la para uma participação na música “Me Against the Music”, que se tornou um sucesso instantâneo. No mesmo ano, inspirada pela maternidade, a cantora resolveu investir na literatura, lançando o livro para crianças “The English Roses”.
A crítica elogiou a publicação e as vendas foram um sucesso, resultando em mais quatro títulos: "The Adventures of Abdi", "Lotsa de Casha", "Mr. Peabody"s Apples" e "Yakov and the Seven Thieves".
Na intimidade Madonna ao lado de Jesus Luz e dos filhos David Banda e Mercy James; A cantora aos beijos com o modelo durante passeio de barco
Vida amorosa
A primeira união de Madonna aconteceu em 1985 com o ator norte-americano Sean Penn. Os dois se conheceram nas gravações do clipe de “Material Girl” e se casaram em agosto numa cerimônia para 200 pessoas em Malibu. A união foi conflituosa: especula-se que o ator batia em Madonna e depois de 4 anos de idas e vindas e escândalos, o casamento chegou ao fim. Em 1990, Madonna admitiu que Sean Penn ainda era o "grande amor de sua vida".
Madonna ao lado do diretor Guy RitchieEm 1989, Madonna convidou o jovem John F. Kennedy Jr para uma festa organizada por ela no apartamento do irmão, Christopher Ciccone. Madonna teria passado a fe