Uma das coisas mais difíceis que eu já fiz na vida foi terminar com uma pessoa que eu amava. E eu me lembro que quando eu contava para as pessoas que a gente tinha terminado, todo mundo dizia: “Nossa! Mas você amava tanto ele!”. E sim, realmente eu amava. Amava de verdade. Mas isso não bastou para que eu continuasse naquela relação.
E foi justamente no dia em que eu fui embora da vida dele que eu descobri que só o amor nunca foi e nem nunca será motivo suficiente para insistir em uma pessoa. Não foi e nunca será motivo suficiente para ficar. E eu sei que todo mundo diz que quando a gente ama, a gente fica. A gente insiste e aguenta tudo em nome daquele amor. Mas eu tenho dúvidas se isso é mesmo verdade.
E muitas vezes eu vejo pessoas vivendo relacionamentos ruins ou insistindo em histórias que machucam porque amam. Mas, honestamente falando, não adianta nada você amar com toda a sua intensidade e a outra pessoa te fazer mal. Não adianta nada você amar aquela pessoa e ela não te respeitar, não te tratar da forma como você merece ou te machucar com palavras e atitudes. É que só o amor não basta. Precisam existir outras coisas na relação para que ela possa durar e te fazer bem.
E aí, quando faz mais mal do que bem, o melhor mesmo é ir embora. Quando te traz mais angústia do que paz, a gente precisa se obrigar a desistir. A deixar para lá. A abandonar o barco. Por mais difícil e doloroso que seja, é melhor sim. A verdade mesmo é que só o amor não é o bastante para te fazer ficar com uma pessoa. Relação vai muito além disso. Vai muito além do amor.
Carolina Monsi ——