NOVA YORK – Por trás da loucura da estreia de Lua Nova, a Entertainment Weekly desta semana explora o fenômeno que é a série Crepúsculo.
Chris Weitz abre as portas para sua casa de praia parecendo uma rosa murcha. Com a barba para fazer, pálido e com roupas que pareciam estar enroladas num canto do chão de seu quarto. É a maneira exata que você esperaria encontrar o diretor na manhã depois do seu filme. Lua Nova estreou em todo o mundo com números que ninguém imaginava ser possível. Mas Weitz não está se recuperando de uma noite agitada. Ele está apenas exausto. Nos últimos dez dias, ele tem estado mais em zonas do que no sol, na última parte de promoção de seu filme. “Estou a ponto de um colapso físico” diz Weitz, 40. “Espero não desmaiar. Este é meu plano.”
Podemos pensar em 140 milhões de razões para que isso não aconteça – todos eles são dólares. Na semana da estréia, Lua Nova ganhou o que é reservado para heróis de histórias em quadrinhos e meninos bruxos, batendo o recorde de estréias à meia noite e um Box de sexta feira no escritório. Mais significativamente, Weitz fez o maior filme orientado por mulheres desde que James Cameron estreou Titanic em 1997. E, com Sandra Bullock marcando uma carreira de melhor estreia com 34 milhões e meio por The Blind Side (sem tradução no português), ele fez parte de uma das maiores semanas dirigidas por mulheres na história – uma que deveria acordar mesmo que os executivos de Hollywood façam pouco caso do poder da bolsa. Ainda assim, Weitz não tira onda. “O grau do crédito que posso levar é limitado” ele diz “Sou apenas um condutor glorificado.”
Certo, ele tem razão. Essas centenas de adolescentes e mulheres crescidas, que ficaram na semana da estreia de Lua Nova em Los Angeles, não estavam dormindo em concreto para ver Weitz. Elas estavam desesperadas para ver Kristen Stewart, Rob Pattinson e Taylor Lautner – que, apesar do nível microscópico em que estão ainda parecem apreciar quem os apóiam. “Eu preferiria ficar com os fãs esta noite à responder mais perguntas” Stewart disse na estreia. Pattinson completou “Eu não sei como os Beatles se sentiam, mas imagino que seja próximo a isso. Poucas pessoas conseguirão sentir o que sentimos nos eventos de Crepúsculo.” Esse amor visceral e obsessivo por todo o mundo literário que Meyer criou, se transformou em 50 milhões de dólares de um melodrama adolescente em um evento conhecido por todo o mundo. O global tira na semana 258 milhões de dólares. Diz o produtor Wyck Godfrey “É um fenômeno de cultura mundial que ninguém poderia ter prevido.”
A cultura pop está se enchendo de chupadores de sangue ultimamente de as audiências estão respondendo claramente – como evidência pelo sucesso pela série Vampire Diaries da CW, True Blood da HBO e alguns romances de vampiros que estão na lista de mais vendidos que Crepúsculo abriu. Mas o que Hollywood precisa descobrir agora é o que fazer com esta audiência depois. “É ótimo que tenham descoberto que menininhas vão ao cinema” diz o presidente de marketind da MGM, Michael Vollman. “Mas isso funcionou sempre. ‘Ao Mestre, Com Carinho’ foi um filme angustiantemente feminino.”
Então o que esta incostante, ainda incrivelmente devota audiência fará em seguida? Disney e o produtor Godfrey acham que talvez possa ser… fadas. Eles pegaram um dos livros mais vendidos de leitura adulto/jovem da Aprilynne Pike, Wings. New Regency está bancando um nomance de Ann Brashares (autora de Quatro Amigas e um Jeans Viajante) sobre um casal que está na faculdade que se descobrem almas gêmeas que têm se amado e se perdido durante séculos. E Lionsgate espera uma adaptação da autora Suzanne Collin, The Hunger Games
O director Weitz também não, que ainda está gravando. Ele está fora do terceiro filmed a saga, que terá David Slade (30 Dias de Noite) como diretor. Mas e se Meyer e Summit ligassem de novo para o quarto filme, Amanhecer? O estúdio ainda não decidiu se o livro será um filme ou dois. Mas se eles ligarem, Weitz atenderá? “Eu faira por Stephenie, Rob, Taylor e Kristen. Eu sinto uma grande gratidão para com essas pessoas” diz Weitz. “Mas eu não acho que poderia viajar de novo para uma tour de imprensa como fizemos. Eu acho que morreria.” Cuidado, você pode voltar como um vampiro.
Entertainment Weekly também mostra as Belas e as Feras de Lua Nova que criaram a sua legião de fãs. Nessas estrelas estão incluídas Alex Meraz, Dakota Fanning, Ashley Greene, Chaske Spencer, Michael Sheen, Anna Kendrick, e Charlie Bewley.