***********************
Semeie um ato
e você colhe um hábito.
Semeie um hábito
e você colhe um caráter.
Semeie um caráter
e você colhe um destino.
**********************
Qual é a importância do caráter de uma pessoa? É fácil conviver com uma pessoa de caráter duvidoso? Até no ambiente empresarial já estão percebendo que o caráter é mais importante que a competência, inteligência ou aptidão para realizar uma tarefa. Em geral, é mais fácil lidar com um erro ou limitação técnica de uma pessoa do que com um lapso de caráter.
Só que, ao invés de se lidar com o caráter das pessoas, investe-se quase que exclusivamente em esquemas de segurança e em sistemas de controle e auditoria. Esses sistemas estão cada vez mais aperfeiçoados, mas, mesmo assim, não conseguem monitorar adequadamente as pessoas sem caráter, que dia e noite estão procurando as falhas do sistema, e, se encontram uma, não perdem a oportunidade de agir conforme o seu mau caráter.
Pessoas de bom caráter não precisam de sistemas de controle e auditoria para monitorá-las. Pessoas de bom caráter agem de acordo com a sensatez e fazem o que é certo independentemente de monitoração. Para esses, os controles são úteis apenas como ferramentas de organização, administração e de geração de informações para tomada de decisões gerenciais.
Como é muito mais complicado lidar com o caráter das pessoas, especialmente em uma sociedade onde cada vez menos se dá importância aos valores absolutos no que se refere a caráter, é natural que os investimentos continuem em sistemas de segurança, controle e auditoria.
****************************
*JOSUÉ... UM AMIGO DE PLANTÃO*
****************************
Os direitos autorais são protegidos
Pela lei nº 9.610/98,
Violá-los é crime estabelecido pelo
Artigo 184 do Código Penal Brasileiro