O clareamento dos dentes é o caminho para acabar com o sorriso amarelo. Feito em casa com a ajuda de uma moldeira ou no consultório do dentista com laser, os diferentes tipos de método têm benefícios e desvantagens. Será que o tratamento caseiro dura menos? O laser pode estragar os dentes? Qualquer um pode fazer o clareamento? Dúvidas como essas costumam ser comuns. Antes de encarar um dos métodos, veja abaixo alguns mitos e verdades sobre os procedimentos.
Com a moldeira, o tratamento dura mais?
A manutenção do tratamento da moldeira ou do laser dependerá da genética do dente do paciente, da má escovação e limpeza, do próprio envelhecimento, além de hábitos de vida. A ingestão de alimentos que mancham deve ser evitada. A lista inclui chá, refrigerante com corante, vinho e frutas ou alimentos com pigmentação (beterraba, ketchup, por exemplo). O cigarro também é um vilão dos dentes brancos. O prazo de validade desse tipo de tratamento, no entanto, costuma variar entre 2 e 10 anos.
Quanto mais horas por dia com a moldeira, melhor?
Pesquisas recentes mostram que não é necessário ficar oito horas com a moldeira. “Usá-la duas horas por dia é ideal. A liberação do oxigênio acontece principalmente nesse período. Não é necessário passar oito horas com a moldeira. E mais: sabe-se que o gel mais fraco quebra mais lentamente as moléculas e tem ação mais profunda”, explica o dentista Marcelo Calamita, presidente da Academia Brasileira de Odontologia Estética.
Qualquer um pode clarear os dentes?
Os métodos são contra-indicados para mulheres grávidas por causa das substâncias usadas (peróxido de hidrogênio e de carbamida). Não se sabe que efeito elas podem ter no feto. Pessoas que passam por sessões de radioterapia também não são aconselhadas a fazer. O método também não é indicado para quem sofre de contração das gengivas. E os adolescentes? O ideal, de acordo com o dentista Sidnei Goldmann, é fazer o tratamento quando o crescimento ósseo estiver completo, dependendo do caso, isso acontece a partir dos 15 anos.
Os tratamentos podem destruir os dentes?
O clareamento é seguro e não afeta os dentes. Os géis usados nesse tipo de clareamento são o peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Ambos são capazes de penetrar através do esmalte e reagir quimicamente com o pigmento do dente, quebrando-o em moléculas menores e removendo. O tratamento com a moldeira costuma durar semanas, é feito em casa, antes de dormir. Quem tem pressa opta pelo laser usado nos consultório. No procedimento, usam-se os mesmos géis da moldeira; o laser só tem o poder de acelerar a ação dos peróxidos.
E, quanto à sensibilidade, ela aumenta após o clareamento?
A sensibilidade pode acontecer, sim! Mas ela não dura muito tempo. Se estiver usando a moldeira e sentir um desconforto, converse com o dentista para que ele reduza a concentração do seu gel ou alterne os dias de uso. No caso do laser, a sensibilidade pode durar entre 24 horas e 48 horas. Essa sensação desconfortável acontece porque algumas células do dente próximas ao nervo são atingidas.
O laser proporciona um resultado melhor?
O laser é somente mais rápido. Numa única sessão ou duas no máximo, os dentes estão mais brancos. O que acontece é que o uso da moldeira envolve disciplina, o paciente tem de seguir corretamente as recomendações do dentista, como usar a placa com o gel diariamente, o que nem sempre acontece.
Os dentes ficarão branquíssimos?
Nem todos conseguirão ter o sorriso do ator Reynaldo Gianecchini. Afinal, cada um possui o dente em um determinado tom. Mas a boa notícia, de acordo com os dentistas, é que, após o tratamento, os dentes mais escuros, nunca voltarão ao tom original. Vale ressaltar que existem manchas que não saem facilmente, porém há métodos alternativos, como o de micro-abrasão. Manchas provocadas por uso de antibióticos na infância e canal que escurece o dente são os casos mais complexos.
O tratamento tem o poder de clarear também as obturações?
As obturações são sintéticas e não podem ser clareadas. É importante que saiba que o clareamento pode não ficar homogêneo por causa disso. Se houver muitas restaurações, o dentista pode recorrer à técnica das facetas que são acopladas aos dentes e dão visual perfeito ao sorriso.
Pastas de dente e chicletes que prometem dentes brancos funcionam?
Embora sejam à base de peróxido de hidrogênio e carbamida, elas não têm esse poder de clarear os dentes. A quantidade de tais substâncias é insuficiente para ter ação semelhante aos géis clareadores usados nos consultórios.
Fonte: Marcelo Calamita (dentista e presidente da Academia Brasileira de Odontologia Estética) e Sidnei Goldmann (dentista com especialização em Odontologia Estética).