PÁSCOA E CEIA DO SENHOR
© Virgínia Lima
A Festa da Páscoa era a comemoração do Êxodo que é a saída do povo de Deus do Egito para a Terra Prometida (Israel). Essa celebração vem do Pessach ou Passover, a Páscoa Judaica.
O Livro Sagrado para os cristãos ensina que a Santa Ceia foi instituída pelo Messias Jesus Cristo na noite das festividades da Páscoa dos Judeus. A Santa Ceia simbolizaria o corpo e o sangue de Jesus Cristo, representa também um ritual de humildade o qual o próprio Cristo lavou os pés dos Seus Apóstolos. Provavelmente Jesus estava ensinando para Seus discípulos que o ritual iria se tornar mais significativo que a festividade realizada pelos Israelitas. Jesus observou a Páscoa, Ele mesmo é a Páscoa (para os cristãos). e quando ele se levantou para partir o Matzah (aphikomen) que é o pão sem fermento e distribuí-los aos discípulos, com esta ação, Ele instituiu a Santa Ceia dizendo que o pão representava o Seu corpo e depois o vinho representava o Seu sangue.
A Páscoa comemora a redenção física do Egito, que era observada anualmente. Já a Santa Ceia é a comemoração da redenção espiritual do pecado, pode ser explicada também como “passagem” da vida de pecados para a busca da purificação / santidade, passagem da morte para a vida ou mudança de vida.
Estavam acontecendo automaticamente às mudanças dos rituais do judaísmo ao cristianismo. Conforme a Bíblia os elementos que fazem parte da Santa Ceia representam ou simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Tem por objetivo mostrar a vida, o sofrimento e a morte de Cristo até que Ele venha, teria que ser realizada em memória de Deus. A Santa Ceia foi orientada a ser realizada pela Igreja Cristã até que o Senhor Jesus volte (I Coríntios.11:26); já a Páscoa foi dada a Israel como uma festa a ser observada perpetuamente (Êxodo. 12:14; Levítico 23:14).
A Páscoa (Pessach), atualmente está sendo comemorada de forma muito diferente dos rituais originais (judaicos). Muitos costumes ligados ao período pascal originaram-se dos festivais pagãos da primavera. Os espanhóis chamam a festa da Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Mas sem dúvidas nenhuma, o mais importante é que tenhamos no coração (mente), que o verdadeiro símbolo da Santa Ceia e da Páscoa é Jesus Cristo o Filho de DEUS. Feliz Páscoa!
© VIRGÍNIA MARIA DA FRANCA LIMA -
Teóloga, Pedagoga
e Professora Universitária
PÁSCOA e CEIA do SENHOR
Jardim de Poesias
Copyright © 2004-2008
Direitos Reservados
Virgínia Lima