OBSERVAÇÃO:
ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO:
JORNAL DIÁRIO DO POVO DA CIDADE DE
TERESINA-PIAUÍ EM 05 de Setembro de 2004.
SITE DO JORNAL DIÁRIO DO POVO NA LATERAL DESTE FLOGVIP.
ESTÁ TAMBÉM EM MEUS FLOGÕES:
NO INICIO DO FLOGÃO.
WWW.FLOGÃO.COM.BR/VIRGÍNIA LIMA
OS CAMINHOS DA PSICOLOGIA
© Virgínia Lima
Para compreendermos as manifestações e comportamentos do organismo de um indivíduo é fundamental conhecermos o que é psicologia qual a sua origem e utilidades.
A psicologia é entendida como a ciência que estuda a mente humana, além da prática da vida que engloba todas as atividades dos seres vivos. Ela foi resultado de contribuições feitas por filósofos gregos, tais como: Sócrates, Platão e Aristóteles que transferiram seus estudos sobre a natureza do universo físico para a natureza do homem, porém esta ciência era parte integrante da filosofia. Posteriormente com René Descartes e John Lock, os estudos foram aprofundados criando especulações sistemáticas sobre os problemas apresentados; este último fez explicação cabal, sistemática e naturalista de atividade mental formulando as “leis” da aprendizagem. Na idade média a psicologia estava relacionada à religião acreditando-se que a alma era sede do pensamento; na idade moderna os estudiosos defendiam a coexistência de dois princípios: mente e corpo.
No século XIX, outras ciências passaram a utilizá-la em seus estudos. Pouco depois na Alemanha surgiu a psicologia científica abrindo espaço para a observação e experiências em laboratórios com o uso de instrumentos especializados, diferenciando-a de outras áreas do conhecimento; seus suportes de origem eram: o funcionalismo que busca a compreensão do funcionamento da consciência; o estruturalismo que também se preocupa com a consciência e o Associacionismo que busca a aprendizagem com associação de idéias.
As principais teorias século XX que a tomam como fator fundamental são: forbiddenismo que estuda o comportamento; Gestalt que estuda a percepção e sensação do movimento; a psicanálise de Freud que abrange a prática profissional e o Humanismo que coloca numa perspectiva antropocêntrica.
Com o passar do tempo, as pesquisas que antes se centravam na compreensão científica e acadêmica do homem, passaram a incluir problemas práticas da vida pessoal e social. Atualmente a psicologia se aplica a problemas educativos, médicos, políticos, comerciais e industrias relacionado-se diretamente a outras ciências, buscando sempre a compreensão do comportamento humano.
© Virgínia Lima
Teresina-PI
2005
A PALAVRA DE DEUS... e a rosa...
O ANJO DO SENHOR PROTEGE OS ESCOLHIDOS...