São objetos onde uma pessoa que deseja ser imortal deposita parte da sua alma. O manejamento de Horcruxes se encontra entre uma das piores modalidades em Magia das Trevas, tendo em vista que para a construção de uma, quem deseja proteger seu ser mesmo que seu corpo esteja destruído, precisa romper sua alma, violando a natureza humana através de assassinato. A alma pode ser dividida em diversas partes, contanto que a pessoa tenha matado o número de pessoas pretendido de acordo com o número de Horcruxes. Os pedaços da alma de uma pessoa podem ser depositados em quaisquer objetos, pessoas ou animais.
Para entender o que são horcruxes, mergulhe na Penseira e analise com Harry e Dumbledore a lembrança que se segue, de uma conversa entre tom Riddle (Voldemort) e Horácio Slughorn.
“– Bem – falou Slughorn sem olhar para Riddle, mas brincando com a fita da caixa de abacaxis cristalizados –, bem, é claro que não pode haver mal algum em lhe dar uma idéia geral. Só para você entender o termo Horcrux é a palavra usada para um objeto em que a pessoa ocultou parte da própria alma.
– Mas não entendo muito bem como se faz isso, senhor.
A voz de Riddle estava cuidadosamente controlada, mas Harry sentiu sua excitação.
– Bem, a pessoa divide a alma, entende – explicou Slughorn – e esconde uma metade dela em um objeto externo ao corpo. Então, mesmo que seu corpo seja atacado ou destruído, a pessoa não poderá morrer, porque parte da sua alma continuará presa à terra, intacta. Mas, naturalmente a existência sob tal forma….
– [...] poucas pessoas iriam querer, Tom, muito poucas. A morte seria preferível.