« Anterior 20/08/2018 - 14:18 Próxima »
Diabetes e amputação.
Muita gente não sabe, mas o diabetes é hoje a principal causa de amputação de pernas e pés. Para se ter uma ideia, cerca de 60% de todas as amputações das extremidades inferiores estão relacionadas com a doença. Um número maior, por exemplo, do que acidentes de trânsito e de trabalho, causas que a maioria das pessoas pensam serem as mais comuns.

Grande parte dessas amputações decorridas do diabetes são precedidas de uma ulceração nos pés, que significam, na prática, uma pequena lesão nos tecidos, chamada de neuropatia diabética. A ocorrência da neuropatia diabética desencadeia um processo de perda da sensibilidade dos membros inferiores afetando, inicialmente, os dedos e outras áreas dos pés. No caso de pessoas com diabetes, o cuidado ao observar sintomas assim deve ser ainda maior, já que qualquer pequeno machucado pode evoluir rapidamente para um quadro mais grave de gangrena e, posteriormente, possível amputação.

Dessa forma, é importante lembrar algumas práticas básicas que devem ser adotadas para que se evite que a ulceração se instale. Hábitos como: examinar diariamente os pés a procura de frieiras, bolhas, ferimentos ou calos; secá-los cuidadosamente após o banho com uma toalha macia, sem esfregar, especialmente entre os dedos e ao redor das unhas; manter a pele sempre hidratada e utilizar meia de algodão. Outro detalhe fundamental, mas que muita gente negligencia é procurar o médico assim que perceber alguma ferida ou lesão diferente no corpo. Um diagnóstico precoce bem como medicamentos e curativos adequados podem evitar o agravamento do caso.

Alguns números relevantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
70% das amputações realizadas no Brasil são decorrentes do diabetes;
85% das amputações por diabetes ocorrem por conta de feridas nos membros inferiores. Isso representa cerca de 55 mil amputações por ano;
Em média, a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo decorrente do diabetes.

Diabetes também pode causar a cegueira.

Fonte: OMS.

Seja prudente e evite sofrimentos extremos, desnecessários...

Não retire a autoria!



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/gutolopes
Sobre * gutolopes
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

28/03/2024


27/03/2024


27/03/2024


27/03/2024


26/03/2024

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 359
Total: 1.408.990

Feed RSS

Favoritos

rebekaonly
28/03/24


ryanne
28/03/24


rodrigo
27/03/24


lovesongs_
26/03/24


presente_de_deus
25/03/24

Mais favoritos »


Links
Face
You Tube