« Anterior 09/10/2013 - 00:36 Próxima »
O Ansioso só faz lambanças.(Grifo meu).


\"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.\" (Filipenses 4:6-8)

O ansioso tende a duvidar das promessas de Deus;
O ansioso toma decisões precipitadas e age sem a direção de Deus;
O ansioso não sabe esperar o tempo certo e a hora certa de agir;
O ansioso pode ter a compulsão de gastar, comer e conquistar coisas desnecessárias e refugiar-se nestas coisas em busca de satisfação.
O ansioso pode desespera-se a ponto de não ter mais fé;
O ansioso tende a oprimir as pessoas a sua volta, obrigando-as a conseguir o quer;
O ansioso poderá vir a desenvolver enfermidades, que poderão leva-lo a morte;
O ansioso tem o famoso “pavio curto”. O nervosismo é a sua marca.

Por isso mesmo a Palavra de Deus nos ensina a guardar (proteger) o nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar , guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” Prov 4:23
Me parece que a ansiedade não é apenas um problema de nossos dias. Quando Paulo escreveu a sua epístola aos Filipenses ele abordou este assunto de uma forma muito clara. Em resumo ao seu ensino, ele afirma que podemos ter a paz de Deus ainda que a situação esteja feia pro nosso lado. Aliás, quando ele escreveu esta epístola, não estava em um hotel cinco estrelas. Ele estava preso por pregar o evangelho. Por isso, esta carta é conhecida como uma de suas epístolas de prisão. O mais interessante de tudo é que o tema predominante desta epístola é a alegria cristã. Aprendemos com esta carta que é possível sermos alegres e termos a paz independente das circunstâncias que nos cercam.
Temos uma promessa no verso 7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Como podemos ter esta paz? Como viver a paz de Deus que excede todo o entendimento?

1- FAÇA DE CADA UM DE SEUS PROBLEMAS UM MOTIVO DE ORAÇÃO.(4.6) “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.
Quando a ansiedade nos abate, podemos orar ou reclamar. Podemos levar a Deus em oração cada detalhe de nossos problemas. Paulo diz: “... em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração..” Em Hebreus 4.16 nos motiva a nos “achegarmos confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.
Mas há um detalhe importante: ao levarmos ao altar de Deus os nossos problemas o nosso coração tem que ficar em paz. É preciso confiar e descansar no Senhor antes mesmo de resolver o problema. É como diz um refrão daquele linho hino “Em Fervente Oração”:
Em fervente oração, vens o teu coração
Na presença de Deus derramar
Mas não podes fluir o que estás a pedir
Sem que tudo abandones no altar.

2- CREIA QUE É POSSÍVEL TER PAZ EM MEIO ÀS LUTAS.

4.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
Em primeiro lugar eu entendo que a Bíblia esclarece que só há paz verdadeira, na vida do ser humano, se ele estiver ligado a Deus, ao Senhor Jesus. No Salmo 4:8, é dito que \"em paz me deitarei e dormirei, pois só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança\".
Dentro dessa mesma linha de raciocínio, Jesus amplia a ideia e promete: \"Deixo-vos a Minha paz, a Minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize\" (João 14:27). A paz oferecida por Cristo é diferenciada. Em João 16:33 disse Jesus: \"Digo-vos estas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.\" Novamente, a paz que está intimamente ligada a Cristo, não é necessariamente a ausência de conflitos, de problemas, de dissabores, de guerras internas ou externas. É a capacidade de enfrentar tudo isso, de mostrar ânimo mesmo frente a instabilidades e situações de crise. Obviamente quem dá o suporte nesses momentos é Deus a quem as pessoas se apegam e obtêm realmente paz.
Na linguagem de Paulo, a paz de Deus excede (ultrapassa, vai além) ao entendimento. E eu pergunto: Que entendimento? O entendimento dos nossos familiares, de nossos amigos, o entendimento filosófico, o entendimento da medicina e o nosso entendimento.
Mas também, a paz de Deus guarda (protege)o nosso coração e mente. Podemos ter alegria em meio do sofrimento, amor onde há ódio e paz em meio a guerra.

3- TENHA PENSAMENTOS CONSTRUTIVOS E EDIFICANTES.

TUDO O QUE É VERDADEIRO
TUDO O QUE É RESPEITÁVEL E JUSTO
TUDO O QUE É PURO
TUDO O QUE É AMÁVEL E DE BOA FAMA
TUDO O QUE TEM VIRTUDE E LOUVOR

A PAZ QUE EXCEDE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO É POSSIVEL QUANDO:

1- Fazemos de cada situação que nos aflige um motivo de oração e descanso em suas promessas.
2- Creio que é possível ter a paz de Deus em meio às lutas. Posso sentir a paz e a segurança em Deus antes mesmo de ter solucionado os meus problemas
3- Tenho pensamentos construtivos e edificantes, permitindo ser transformado e moldado pela Palavra de Deus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder



Não retire a autoria!



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/gutolopes
Sobre * gutolopes
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

03/10/2024


03/10/2024


03/10/2024


02/10/2024


02/10/2024

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 281
Total: 1.575.509

Feed RSS

Favoritos

rebekaonly
03/10/24


rodrigo
03/10/24


ryanne
01/10/24


lovesongs_
30/09/24


link
28/09/24

Mais favoritos »


Links
Face
You Tube