Para quem não sabe, um dos maiores fatores que levaram Guarapari a ficar conhecida internacionalmente, foram as areias monazíticas existentes na Praia da Areia Preta, juntamente com o poder de radioatividade existente em todo seu município.
As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898 e, em 1.906, a "SOCIÉTE MINIÉRE ET INDUSTRIELLE FRANCO-BRASILIENSE" instalou em Guarapari a usina "MIBRA" para fazer o beneficiamento destas areias, exportando o produto a ser tratado na França. Na Mibra as areias eram separadas por lavagens e posteriormente por eletro-ímãs, em ordem decrescente: (Assunto longo, para uma próxima postagem).
A Mibra explorou as areias de Guarapari até os anos 60 quando o Governo Federal começou a taxar realmente a sua exploração e exportação. Os proprietários da MIBRA simplesmente abandonaram tudo e foram embora, pois se deram como satisfeitos pela grande exploração feita até então.
Após o abandono da MIBRA, a "NUCLEMON - Nuclearas de Monazita e Associação Ltda", subsidiária da NUCLEBRÁS, passou a explorar as areias de Guarapari.
Mas o PREFEITO GRACIANO ESPÍNDULA (1.983/1.98 proibiu a extração das areias nas praias da cidade, através de decreto.
Com faixas douradas e escuras, esta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari, como a única do Estado do Espírito Santo.
Além dos idosos, que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens freqüentam o local, como curtição.
É uma praia pequena, menos de 500m, e tem ondas fracas. Uma trilha sobre as pedras, no lado direito, leva à prainha das Pelotas, aos pés de uma falésia (que infelizmente na atual administração, está sendo destruída).
Situada na parte central e urbana de Guarapari, seu acesso é feito através das ruas do centro da cidade.
A praia da Areia Preta, além da areia monazita, é a praia que possui o maior poder de radioatividade em Guarapari. (Assunto tbm para uma outra postagem)
Dificilmente a Praia fica vazia. Nela, Turistas costumam se enterrar na areia, para aproveitar ao máximo seu poder medicinal.
As manchas escuras que vemos ao longo da praia na foto, felizmente não é poluição: são as famosas areias monazíticas, que após anos de extração indevida, teimam em aparecer na praia.
Graças a DEUS, a natureza é teimosa!!!...
POSTADA NO
FLOGÃO EM 14/11/2004