Pesquisa concluiu que a companhia de alguém é o que faz a diferença
Na pesquisa, 9% das participantes disseram que se sentiram pior depois de chorar (Foto: Divulgação)
Você já deve ter escutado “chora, chora que faz bem”. Mas, ao contrário do que se pensa, chorar não faz as pessoas se sentirem melhor. Pelo menos, é o que mostra uma recente pesquisa elaborada por psicólogos da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa.
Depois de acompanhar 97 mulheres holandesas, entre 18 e 48 anos de idade, e analisar mais de mil episódios de choradeira, o líder do estudo, Jonathan Rottenberg, constatou que 2/3 das mulheres não se sentiram melhor depois de chorar.
Na pesquisa, 61% das participantes não demonstraram nenhuma melhora depois de chorar, porém não relataram sensações negativas. Já 9% das mulheres disseram que chorar fez com que elas se sentissem ainda pior, enquanto 30% se sentiram melhor depois de chorar.
Mas o estudo, publicado no Journal of Research in Personality, também concluiu que chorar na companhia de uma pessoa é muito melhor do que chorar sozinho. Então, quando as pessoas dizem que se sentem melhor após uma choradeira, não é pelo fato de colocar as lágrimas para fora, mas, sim, por atrair a atenção das pessoas para os seus problemas.
“Em vez de encorajar as pessoas a chorar, faz mais sentido estimulá-las a fazer mais amigos e enriquecer a sua rede social”, conclui Rottenberg.