No Fashion Business, evento paralelo ao Fashion Rio, o guitarrista dos Rolling Stones, Ron Wood, e sua namorada brasileira, Ana Araújo, também aderiram aos leques no domingo (9)
O principal acessório usado pelas mulheres ontem nos desfiles do Fashion Rio, na Marina da Glória, foi o…leque. Nove em cada dez moças usavam um. O que mais se ouvia era: “De onde é o seu?” Essa nota é do colunista Ancelmo Gois, em O Globo, edição de hoje, e por isso o Mulher 7×7 procurou saber com a estilista Glorinha Kalil se existe uma etiqueta do leque, quais são os acertos e os erros na hora de se abanar para driblar o efeito estufa que faz suar sem dó. Ontem, a temperatura chegou a quase 40 graus no Rio de Janeiro.
Aí vão 10 dicas do blog e da estilista para o uso do leque neste verão:
1) Acima de 35 graus, qualquer coisa que abane é bem-vinda e, nessa hora, o conforto supera a preocupação com a elegância.
2) Hoje, em eventos, são distribuídos leques de papelão, muitos usados como espaço de publicidade – melhor usá-los do que deixar derreter as feições e a maquiagem.
3) Se for comprar um leque, formato e material dependem da sofisticação do evento. Em festas à noite, você não vai usar um leque de papelão da churrascaria da esquina.
4) Vale recorrer a leques mais elaborados, do tipo da vovó, com rendas e bordados, ou até, se for o caso, de nácar, marfim. Plumas, aí já é mais arriscado ou carnavalesco.
5) Em desfiles, teatros ou concertos, lembrar que leques que façam muito barulho (tlec-tlec) ao dobrar não são recomendáveis, para evitar incomodar quem está ao lado. Tem gente que tem mania de ficar abrindo e fechando leque.
6) Leques imensos em plateias também podem atrapalhar a visão de quem está sentado atrás – nesses casos, opte por leques menores, mais discretos.
7) A moda é de leques de madeira coloridinhos para o verão.
8) Além de leques convencionais, há os abanos meio redondinhos, de bambu ou de palha, simples e sempre elegantes, leves, que combinam com qualquer roupa.
9) É possível sim misturar leques antigos com roupas modernas. A tendência da mistura, tanto em decoração quanto em vestuário, valoriza acessórios vintage.
10) Leques não são privilégio de mulheres, com a evolução dos costumes. “Afinal, até as saias eles começam a experimentar”. Alguns homens modernos também usam leque no auge do calor (vejam o Ron Wood na abertura deste post). Mas o mais frequente, entre eles, é o uso de abano, porque não exige os gestos mais delicados das mãos que abrem e fecham os leques, algo que historicamente chegou a ser associado a exercícios de sedução.
Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!
Apenas usuários logados no FlogVip podem comentar nesta foto!