Muitas pessoas tem curiosidade de saber por que a data do feriado do Carnaval cai sempre em datas diferentes a cada ano. Inclusive há anos que é em fevereiro outros anos em março.
Isso ocorre pois o feriado de Carnaval cada ano é em uma data diferente porque é um feriado móvel que cai 47 dias antes da Páscoa. Então desta maneira é definido a terça-feira de Carnaval, e no dia seguinte a quarta-feira de cinzas, porém todos sabem que a festa começa antes, na sexta, e em muitos outros lugares do país até antes.
A Velha Guarda da Portela mostrou toda a sua elegância na estreia do Esquenta!. O grupo que se apresenta cantando os grandes sucessos do samba de raiz é um dos mais tradicionais. Tia Surica e Monarco, dois grandes nomes da escola, falam sobre a relação com o samba e a Velha Guarda. Clique no vídeo e confira a entrevista na íntegra!
Como começou a sua relação com a Portela?
Tia Surica: A minha relação com a Portela foi trazida pelos meus pais. Comecei a sair na escola quando eu tinha quatro anos e hoje estou com 70. Olha quantos anos eu estou na Portela!
Monarco: Eu cheguei aqui com 12 anos, a Portela já era gloriosa. Eu morava na Rua Taubaté e vinha ver os ensaios quando a escola ainda era no número 412.
Como surgiu a Velha Guarda da Portela?
Monarco: A Velha Guarda sempre existiu. Quando passava uma pessoa mais velha na rua diziam: “Aquele é da Velha Guarda”. A Portela foi a pioneira na criação do grupo musical da Velha Guarda. Naquela época ninguém queria ser da Velha Guarda, mas agora todo mundo quer ser.
De onde vem a elegância da Velha Guarda da Portela?
Monarco: A elegância da Velha Guarda é herança do nosso saudoso professor Paulo da Portela. Quando o chamavam para juntar uma turma para fazer um samba ele dizia: “Gente, vamos nos arrumar direitinho porque já olham a gente com desdém. Nós não vamos para lá fazer vergonha.” O Paulo civilizou o sambista e deu essa disciplina e elegância para a Portela. Nós seguimos isso até hoje.
A Velha Guarda é conhecida pela tradição de cantar sambas antigos. Vocês sempre seguiram essa linha do samba de raiz?
Monarco: A linha da Velha Guarda da Portela é essa. Se hoje ela é uma das mais consideradas no mundo do samba é porque nós nunca fugimos um milímetro da linha que os mais velhos nos ensinaram. Nós nunca pulamos para o modismo, sempre cantamos desta forma. Quando vem alguém cantar alguma coisa diferente a gente fala: “Não, não canta isso aqui não. Eu sei que é sucesso no rádio, mas aqui é outro papo”. A gente não foge das nossas características. O nosso papel na Portela é esse. As vezes a gente é até um pouco criticado por só cantar samba da antiga.
Tia Surica: A gente fica muito honrado em ver essa juventude curtir o samba verdadeiro. Aonde a Velha Guarda se apresenta a juventude curte, a gente abre a boca e daqui a pouco está todo mundo cantando. Isso que é importante!