O #FcdokakaApoia de hoje não é especifico, mas sim geral. Todo mundo já viu campanhas na mídia (tv, jornais, revistas, etc) sobre doação de sangue, mas sobre medula óssea é um pouco mais raro. Achei esse assunto muito interessante e, o principal: muita gente precisa da sua ajuda!
Doação de sangue
Doar sangue não é tão simples como algumas pessoas possam imaginar.. Não é simplesmente chegar la e doar. Primeiro, você precisa atender a algumas exigências para ser um doador:
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias.
- pesar mais de 50 kg.
E, quando já estiver no local da doação, o doador deve:
- apresentar o documento oficial de identificação com foto
- não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação).
(fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer – governo federal)
* Vale MUITO a pena acessar o link acima! Nele, existem outras informações sobre a doação de sangue, como: impedimentos temporários e definitivos, intervalos para novas doações (é diferente para homens e mulheres!), orientações no pos-doação, etc!
Dia desses, vi na tv uma reportagem que falava sobre a doação de sangue. Alem das informações acima, fiquei sabendo que quando uma pessoa vai doar sangue, ela passa por exames para saber em que condições esta a sua saúde. Ou seja, você fica sabendo como esta o seu corpo, se tem algo de errado, e ainda doa, ajuda! :)
Para fechar essa parte, telefone para contato: Disque-Saúde: 0800-61-1997.
Doação de Medula Óssea
Muita gente se questiona: mas o que é essa tal de medula óssea? Quando a gente estuda o tecido hematopoietico no colégio, o professor fala sobre ela (claro que de maneira bem simples rs).
A medula óssea é um tecido meio liquido que se encontra dentro dos ossos, principalmente da bacia. É nessa medula onde são produzidas as hemácias, os leucócitos e as plaquetas (componentes do nosso sangue). A doação de medula óssea é importante no tratamento de algumas doenças, como leucemia e linfoma. Há, também, a questão da compatibilidade, pois nem sempre um membro da família pode ser doador (daí a importância de muitos doadores, para que as chances de cura para o paciente sejam aumentadas!)
Para doar, os exames antecedentes são mais rigorosos. Alem disso, a doação ocorre em um centro cirúrgico e exige anestesia, ou seja, é um processo um pouco mais complicado sim, mas saiba: ele não prejudica em NADA a sua saúde! (sua medula será recomposta em 2 semanas). Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e estar bem de saúde.
* Separei dois links ótimos sobre esse assunto! INCA – Como doar medula óssea e Esclarecimentos sobre medula óssea e sua doação
Ambos do INCA, são fáceis de entender e trazem uma enormidade de outras informações a respeito; gostaria de falar mais, mas tenho um limite aqui no post rs. Repito: vale a pena ler, gastar uns minutinhos que podem te incentivar a doar e salvar vidas! Não vamos ter medo nem preguiça gente! Se você pode doar, vai atrás, tente!
Espero que vocês tenham gostado! Qualquer duvida ou sugestão: fcdokaka@hotmail.com. Os comentários estão abertos para todos verem. Se vocês perceberem qualquer erro no post, por favor me avise! Obrigada (:
(@Ingrid_Azevedo).>