* TRANSMISSÃO
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. O vetor da doença é a fêmea do Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa com dengue. Após o contato com sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus depois de 8 a 12 dias. Eventualmente, pode acontecer de ela também transmitir o vírus para seus ovos.
* SINTOMAS
O período de incubação é de 3 a 15 dias, quando surgem os sintomas: febre alta, dores no corpo, na cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, tonturas, cansaço, náuseas e vômito e/ou manchas vermelhas na pele. A dengue na criança apresenta-se como uma síndrome febril com sinais e sintomas inespecíficos: apatia, sonolência, recusa de alimentação, vômitos, diarréia ou fezes amolecidas.
* TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para a dengue. Assim que alguns sintomas forem detectados, deve-se procurar IMEDIATAMENTE o SERVIÇO DE SAÚDE. As pessoas devem fazer repouso e beber muito líquido (inclusive soro caseiro). Não devem ser usados antiinflamatórios e medicamentos à base de ácido acetil salicílico (Aspirina e AAS), pois podem aumentar o risco de hemorragias.
* RECEITA DO SORO CASEIRO
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 litro de água filtrada e fervida
* TODOS CONTRA A DENGUE
Como ainda não há vacina nem tratamento específico, a única maneira de controlar a dengue é combater o mosquito. Por isso é preciso eliminar os focos de desenvolvimento das larvas, que acontece em água limpa e parada, além de evitar o contato com o Aedes aegypti - utilizando mosquiteiros e telas. Preste atenção nas seguintes medidas preventivas:
1) vedar as tampas de caixas d´águas, tanques, tinas, poços e fossas a fim de impedir a entrada e a saída de mosquitos. Colocar um filtro de proteção no ladrão da caixa d´água.
2) lavar as bordas dos vasos de planta com esponja, pois os ovos sobrevivem até 1 ano em ambiente seco.
3) lavar os pratos dos vasos com escova e sabão e, depois, enchê-los com areia até a borda. Assim, ao regar as plantas, não haverá acúmulo de água.
4) lavar com sabão os vasos de plantas aquáticas e potes de água de animais domésticos.
5) Ao guardar garrafas vazias de bebida, colocá-las de ponta cabeça e em local coberto.
6) Acondicionar e descartar o lixo devidamente, pois os detritos deixados ao ar livre são um meio de coleta de água da chuva.
7) Manter as lixeiras bem fechadas.
* FIQUE SEMPRE DE OLHO
Alguns exemplos de locais onde a água pode acumular: lajes, pneus, barris, vidros, potes, vasos e pratos de plantas, tanques, cisternas, tonéis, garrafas, latas, panelas, calhas de telhado, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, sepulturas de cemitério, folhas de plantas, tocos e buracos de árvore, reservatórios de água de geladeiras, cascas de ovo, tampinhas de refrigerante.
NÃO ADIANTA SÓ EU FAZER A MINHA PARTE, VOCÊ TAMBÉM TEM QUE FAZER A SUA. SE EU ME PROTEJER NA MINHA CASA E MEU VIZINHO NÃO FAZER NADA, NÃO VAI ADIANTAR NADA. FALE COM SEUS VIZINHOS. TEMOS QUE COMBATER ESSE MOSQUITO. TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE.