A África do Sul venceu a França por 2 a 1, nesta terça-feira, em Bloemfontein, mas não foi o suficiente e, pela primeira vez na história das Copas, o país anfitrião não se classificou para as oitavas. O vexame francês foi ainda maior e os Azuis voltam para Paris eliminados e sem nenhuma vitória na bagagem. O Grupo A teve uruguaios e méxicos com a vaga para a próxima fase.
A França até começou melhor, mas, definitivamente, esta não era a Copa da seleção europeia. Após um escanteio aos 20 do primeiro tempo, o goleiro Lloris saiu caçando borboleta e Khumalo abriu o placar para a África do Sul. Cinco minutos depois, o francês Gourcuff deu uma cotovelada em Sibaya e foi expulso. Com um a menos, os Azuis acabaram levando o segundo, numa falha da zaga que Mphela aproveitou, aos 36m.
Na etapa final, os donos da casa diminuiram o ritmo e a França passou a criar jogadas de perigo. Numa delas, aos 25, Malouda descontou após ótimo passe de Ribéry. O gol foi o único dos franceses na Copa. O resultado de 2 a 1 também não foi o bastante para os sul-africanos. Os Bafana Bafana chegaram aos mesmos quatro pontos que o México, mas, com saldo de gols de -2 (contra +1 dos mexicanos), perderam no critério de desempate.