Morten Harket,nasceu em 14 de Setembro de 1959, em Kongsberg, Noruega, mede aproximadamente 1.82 metros.
Seu pai Reidar é médico e a sua mãe foi professora de inglês e dona de casa. Morten desde muito pequeno seguiu o seu próprio caminho, era um rapaz muito independente e com muita energia.
Usualmente desaparecia de casa por horas, os seus dias eram como viver os seus próprios sonhos, saía para caçar borboletas, algumas delas ordenadas por países latinos como o Brasil.
No seu tempo livre preferia tratar das suas orquídeas. Morten era chamado pelos seus amigos Hakkbspetta que significa pica-pau que tem um pouco haver com o seu apelido.
Morten teve lições de piano todos os dias, mas como outros miúdos da sua idade pensava que aquilo era muito chato e não praticava muito.
Morten tem 4 irmãos: Hakon (periodista), Gunvald
(médico), Ingunn (dedicada á arte) e Kjetil (que quase seguiu os seus passos)
O primeiro amor de Morten foi a sua professora de canto, diz que guardou um amor platónico, definitivamente uma das suas melhores memórias já que parece que Morten não se dava nada bem no colégio, era constantemente castigado por alguns professores. Odiava a injustiça e muita dessa injustiça era aplicada nele, já que os professores nunca se davam conta do que realmente se sucedia.
Quando Morten começou a entrar na adolescência, sonhava ser estrela de rock, e foi cantando em várias bandas como: Laelia,Ansaps, Orquídea, Gracias e Soldado Azul. Mas disse que os A-Ha foram realmente a banda que se interessou nele desde o princípio.
Trabalhou como enfermeiro num hospital psiquiátrico durante anos para juntar dinheiro já que ser estrela de pop sempre foi a sua #, entrou na universidade para estudar teologia.
Morten teve algumas noivas famosas e outras que quiseram ser-lo através dele, vendendo histórias sensacionalistas detalhando a sua vida sexual na média. (Lene Nystrom e Patrícia); Morten não passou nada mal junto a Bunty Bailey (a rapariga do vídeo de Take on me) mas, nunca esteve muito seguro deste romance.
Morten conheceu Camilla Malquist, uma modelo e actriz sueca,
no aeroporto da Holanda, casaram-se em 11 de Fevereiro
de 1989 e divorciaram-se em Maio de 1998, sendo que eles já estavam distanciados a anos.
Sem possibilidade de reconciliação Morten e Camilla estão unidos por três razões: Jacob (14 Maio de 1989) Jonathan( 30 de Dezembro de 1990) e Tomine( 14 de Abril de 1993). Teve uma noiva Anne Mette com quem teve uma filha Henny (7 de Fevereiro de 2003) e recentemente foi pai de outra menina(16 de Setembro de 2008)